Descoberto um jardim de corais em frente à costa de Mar del Plata: os detalhes

Más leídas

Investigadores da Universidade Nacional de Mar del Plata (UNMdP) descobriram um jardim de corais em frente à costa e ficaram surpresos com as enormes dimensões.

Localiza-se a cerca de 24 quilômetros da cidade de Buenos Aires e, como destacaram, está em águas rasas.

Um jardim de corais em frente a Mar del Plata: a descoberta

A surpreendente descoberta, liderada pelo pesquisador Gabriel Genzano, ocorreu em águas mornas e rasas.

“O jardim tem muitos anos. Eu fiz mergulho nele pela primeira vez há mais de 20 anos”, detalhou o cientista em entrevista ao programa Buenas Mañanas, do Canal 8.

O jardim de corais. O jardim de corais.

Genzano explicou que o coral é um animal colonial que “em alguns casos secreta esqueletos de cálcio”. Nesse sentido, ele explicou: “São peixes muito territoriais. Estamos estudando todos os fundos duros“.

A descoberta ocorreu a 24 quilômetros de Mar del Plata. Está entre 26 e 35 metros de profundidade no Banco Patria. Esses corais se desenvolveram sobre um recife de coquina, uma rocha formada por areia e restos de conchas cimentadas.

“Isto demonstra que os jardins de corais não se limitam a águas profundas e frias”, acrescentou.

A descoberta abre novas oportunidades para a ciência, a conservação do mar argentino, e seu impacto no equilíbrio do planeta.

O que mais surpreende nesta descoberta é a densidade dos corais, pois foram registradas várias centenas de colônias por metro quadrado,” disse Pablo Meretta, doutor em Ciências Biológicas e professor e pesquisador da UNMDP.

“Embora esta espécie de coral mole possa ser encontrada em profundidades menores e em outros recifes rochosos de Mar del Plata, sempre é encontrada em abundâncias muito menores”, detalhou ao Citecus.com.

O que é um jardim de corais

Descobriram o maior coral do mundo. O que é um jardim de corais.

Os jardins de corais são formações menores que os recifes e, em geral, se desenvolvem em águas profundas e frias. Daí a surpresa pela descoberta na costa de Buenos Aires.

A característica principal é uma agregação relativamente densa de colônias ou indivíduos de uma ou mais espécies de coral.

Os corais são animais marinhos invertebrados que formam colônias e que produzem um esqueleto de carbonato de cálcio. Fazem parte do grupo dos cnidários, ao qual também pertencem as <strong águas-vivas e as anêmonas.

 Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!

Últimas noticias

Marco de conservação: filhotes de Macá Tobiano criados em cativeiro serão liberados em Santa Cruz.

Um marco para a conservação da fauna nativa está prestes a se concretizar em Santa Cruz. Serão liberados pichones...

Noticias relacionadas