Dengue em Buenos Aires: a província utiliza IA para combatê-lo

Más leídas

Os avanços na luta contra o dengue em Buenos Aires alcançaram novas áreas e trazem notícias encorajadoras.

O Ministério da Saúde provincial faz parte de um projeto interdisciplinar que utiliza técnicas avançadas de Inteligência Artificial (IA) para prevenir a doença.

O trabalho é liderado pelo pesquisador do International Center for Advanced Studies (ICAS) da Universidade Nacional de San Martín (UNSAM), Ezequiel Álvarez.

Dengue em Buenos Aires: como pesquisam com IA

No projeto, são utilizadas técnicas avançadas de Inteligência Artificial Bayesiana para prever precocemente surtos de dengue. Isso permite agir nesses focos e mitigar sua propagação.

As novas pesquisas para prevenir o dengue.

“O desenvolvimento, que envolve biólogas, zoólogas, epidemiologistas e funcionários da equipe do governo provincial busca otimizar os recursos de saúde pública e fortalecer a prevenção contínua“, explicaram.

“Isso levaria a uma diminuição sustentada de casos e menores custos para o sistema de saúde”, informaram oficialmente.

Esta iniciativa incorpora a IA para controlar surtos, e faz parte do Plano provincial de Prevenção e Ação contra o Dengue. Isso também inclui as teleconsultas para pessoas com sintomas leves da doença, que poderão acessar através do portal Meu Saúde Digital.

“Na dinâmica da epidemia de dengue, como em qualquer sistema, muitos processos ocorrem inter-relacionados e dependem de certas grandezas”, expressaram.

“Por isso, a quantidade de mosquitos infectados em uma quadra, a quantidade real de doentes em uma quadra e o nível de limpeza da quadra são parte das grandezas não observadas”.

O sistema de detecção de dengue com IA

O detector de surto funciona assim: procura um sinal, que é matemático, e que emerge acima de um fundo onde os casos são proporcionais a uma distribuição “poisson“.

Ou seja, uma distribuição de probabilidade discreta, que descreve o número de vezes que ocorre um evento durante um intervalo específico—proporcional à densidade de habitantes.

Depois, como detalhado, o sistema roda diariamente e atualiza para detectar onde novos surtos emergem, e vai detectando consistentemente como tudo está acontecendo.

Graças a este desenvolvimento, é possível observar diariamente as urgências no hospital, o clima, as chamadas para o 148, e determinar a probabilidade da quantidade de mosquitos infectados ou da quantidade de limpeza de cada quadra, entre outras variáveis.

Os sintomas do dengue

dengue na Argentina dengue na Argentina

Os sintomas do dengue são:

  • Febre e dor de cabeça, muscular e nas articulações
  • Náuseas e vômitos
  • Intenso cansaço
  • Aparição de manchas na pele
  • Coceira e/ou sangramento no nariz e gengivas

Frente a estes sintomas, é importante não se automedicar e procurar um médico.

Não tome aspirina, ibuprofeno nem aplique injeções intramusculares, pois isso pode complicar a doença.

 

Já conheces nosso canal no YouTube? Inscreva-se!

Últimas noticias

Hidrogênio solar ecológico: pesquisadores sul-coreanos fizeram uma descoberta revolucionária.

Investigadores do Instituto de Ciência e Tecnologia de Daegu Gyeongbuk (DGIST), em colaboração com as universidades de Hanyang e...

Noticias relacionadas