Descobertas na Inglaterra pegadas da “autoestrada dos dinossauros” com 166 milhões de anos

Más leídas

Um trabalhador que extraiu argila de uma pedreira de calcário no sul da Inglaterra avistou saliências incomuns que levaram à descoberta de uma “autoestrada de dinossauros” com quase 200 pegadas com 166 milhões de anos, de acordo com pesquisadores.

Esta descoberta extraordinária foi feita depois que uma equipe de mais de 100 pessoas escavou em junho a pedreira Dewars Farm, em Oxfordshire.

Uma olhada na “autoestrada dos dinossauros”

As pegadas encontradas oferecem um olhar detalhado sobre a vida dos dinossauros, revelando seus movimentos, interações e o ambiente tropical em que habitavam.

Quatro conjuntos de pegadas mostram os caminhos seguidos por herbívoros gigantes de pescoço longo, chamados saurópodes, provavelmente da espécie Cetiosaurus, que podiam atingir quase 18 metros de comprimento. Um quinto conjunto pertencia ao Megalosaurus, um feroz predador de 9 metros conhecido por sua pegada distintiva de três garras.

Tecnologia e futuras pesquisas

O grupo que trabalhou no local tirou mais de 20.000 imagens digitais e usou drones para criar modelos 3D das pegadas. Esta documentação detalhada ajudará a realizar futuros estudos e poderá lançar luz sobre o tamanho dos dinossauros, como caminhavam e a velocidade com que se moviam.

“A preservação é tão detalhada que podemos ver como o barro se deformava enquanto os pés dos dinossauros afundavam e emergiam”, explicou Duncan Murdock, cientista do Museu de História Natural da Universidade de Oxford.

As descobertas serão exibidas em uma nova exposição no museu e também serão transmitidas no programa “Digging for Britain” da BBC na próxima semana.

Já conheces o nosso canal de YouTube? Subscreve!

Últimas noticias

Explore Parque Patagônia Azul: três campings gratuitos na costa atlântica de Chubut

Nos acampamentos gratuitos do Parque Patagonia Azul, localizado na província de Chubut, as dunas se fundem com o vento...

Noticias relacionadas