Descoberto o maior tubarão-branco do mundo nas costas da Flórida

Más leídas

Foi registado o maior tubarão-branco macho do mundo rondando a costa leste da Flórida, Estados Unidos.

É imenso, de um tamanho nunca antes visto na zona do Atlântico, quando se encontrava próximo às zonas costeiras, uma equipa de especialistas conseguiu marcá-lo e chamou-o de “Contender”.

## Por qué el tiburón blanco es tan temido

Embora seus ataques sejam muito raros, os tubarões brancos são considerados os mais perigosos do mundo devido ao seu grande tamanho. Tanto que a este carnívoro, um predador solitário e feroz, muitos o apelidam de “o assassino do mar”.

Contender, o enorme tubarão-branco encontrado no Atlântico, a ONG OCEARCH, uma organização sem fins lucrativos dedicada a marcar tubarões, etiquetou este enorme tubarão chamado “Contender” enquanto nadava na costa leste da Flórida, perto do condado de Brevard.

## Qué características tienen Contender

Com mais de 4 metros de comprimento e 750 quilos, este é o maior tubarão-branco macho já registrado nessa zona do Atlântico.

Contender foi marcado pela primeira vez em 17 de janeiro a 70 quilômetros da costa da Flórida e da Geórgia e desde então se deslocou cerca de 470 quilômetros mais para o interior e para sul.

Em suas redes sociais, a OCEARCH qualificou Contender como um “verdadeiro gigante dos oceanos”.

“Embora tenhamos marcado e libertado vários tubarões como parte deste projeto, os animais de tamanho adulto têm mostrado ser esquivos”, explicou o Dr. Harley Newton, veterinário chefe e cientista veterinário sênior da organização, em diálogo com Oceanographic.

Todos os dados foram coletados pela tecnologia chamada Spot. Consiste em um chip que é colocado na barbatana dorsal do animal e rastreia todos os seus movimentos.

Este mecanismo permite conhecer sua conduta e de que forma sua ameaça cresce ao chegar a lugares muito movimentados dos Estados Unidos, como a Flórida.

A etiqueta Spot colocada em Contender “fornecerá dados valiosos em tempo real por aproximadamente cinco anos, o que nos ajudará a rastrear seus movimentos e compreender seus padrões de migração. Além disso, coletamos amostras biológicas importantes, incluindo material urogenital, que atualmente estão sendo analisadas”, explicam da conta da OCEARCH.

## Cómo son los tiburones blancos

“Os tubarões brancos machos atingem a maturidade quando medem cerca de 3,5 metros e têm 26 anos, então Contender, com 4,2 metros, é um macho adulto de cerca de 30 anos e está em uma fase inicial de sua vida reprodutiva – detalhou Newton na entrevista. É uma parte importante da população reprodutora efetiva e, esperançosamente, contribuirá para a reconstrução da população de tubarões brancos do Atlântico Norte ocidental”.

## Dónde está Contender, el gran tiburón blanco

Os tubarões brancos migram ao longo da costa leste dos Estados Unidos, em direção ao sul a partir de Nova Inglaterra quando a água esfria e a comida escasseia, então Contender emitirá sinais de locais distantes da costa da Flórida.

Embora seja o maior tubarão macho do Atlântico, é muito menor do que “Deep Blue”, a tubarão-branco fêmea que nada no Pacífico e que tem a distinção especial de ser o tubarão-branco mais conhecido do mundo, medindo quase 6 metros.

## Qué come y cómo caza el tiburón blanco

O tubarão-branco tem um tamanho entre 500 e 580 cm com uma particularidade: as fêmeas são maiores que os machos. O tubarão-branco, o depredador mais grande do mundo, se alimenta de peixes ósseos, cartilaginosos, mamíferos marinhos, cetáceos, aves marinhas, cefalópodes, crustáceos e às vezes ataca baleias.

O tubarão-branco é rápido e tem várias formas de abordar sua presa: com grandes presas mata a vítima e em presas pequenas pode engolir o animal inteiro.

De acordo com um estudo da Universidade de Sydney, o tubarão-branco passa mais tempo se alimentando em águas médias e no fundo marinho do que perto da superfície.

Já conheces o nosso canal de YouTube? Subscreve!

Últimas noticias

Criam um material à base de fungos que poderia revolucionar a construção.

O **micélio**, a rede de filamentos que compõe a parte vegetativa dos fungos, está ganhando destaque na **arquitetura, design...

Noticias relacionadas