Descoberto um novo gênero de borboletas nos Andes: Andinoia.

Más leídas

Um time internacional de cientistas da Itália, Venezuela e Equador identificou um novo gênero de borboletas nos Andes, chamado Andinoia. Este achado foi anunciado pelo Instituto Nacional de Biodiversidade (Inabio) do Equador, uma das instituições envolvidas na pesquisa.

O nome Andinoia surgiu da combinação de “andina”, em referência ao seu habitat, e o sufixo “-oia”, usado em subgêneros de borboletas do grupo Catasticta. Este novo gênero agrupa espécies que podem ser classificadas em três grupos, diferenciados por padrões de coloração em suas asas.

As borboletas deste gênero se caracterizam por suas distintas listras submarginais internas de cor amarela espessa, com forma de baqueta e um leve ou nulo alargamento na base. Além disso, tanto os machos quanto as fêmeas apresentam faixas discais em tons de vermelho ou vermelho-alaranjado.

O gênero Catasticta, ao qual está relacionado Andinoia, é um dos mais diversos das borboletas neotropicais, com 101 espécies e 264 subespécies distribuídas na América Central e do Sul, especialmente em regiões montanhosas. No entanto, sua classificação taxonômica foi complexa, com estudos baseados inicialmente em características fenotípicas e, mais recentemente, em análises moleculares que geraram novas questões sobre sua nomenclatura.

Nuevo género de mariposa descubierto en los Andes. Foto: Redes Sociales.
Novo gênero de borboleta descoberto nos Andes. Foto: Redes Sociais.

Descoberta de duas novas subespécies

Em paralelo, outra pesquisa revelou a existência de duas novas subespécies de borboletas na região ocidental do Pantepui, uma região compartilhada por Venezuela, Guiana e Brasil. Estas são Tepuinoia duida occidentalis e Catasticta sisamnus mauritiana.

A primeira, Tepuinoia duida occidentalis, foi encontrada no extremo ocidental do Pantepui e compartilha habitat com Catasticta sisamnus mauritiana, cujos machos foram observados se alimentando de flores de Chromolaena. Por outro lado, Catasticta sisamnus mauritiana deve seu nome a Maurizio Bollino, em reconhecimento à sua contribuição ao estudo do gênero Catasticta. Esta subespécie foi identificada apenas na Serranía del Cuao, em altitudes entre 1.500 e 1.740 metros acima do nível do mar.

A Serranía del Cuao, também conhecida como Maciço del Cuao, é composta por mesetas de arenito e quartzito do Grupo Roraima, atingindo altitudes superiores a 2.000 metros. Sua localização no limite ocidental do Pantepui a torna uma das zonas montanhosas menos exploradas da região.

Instituições participantes

Em ambas as pesquisas colaboraram cientistas do Inabio (Equador), do Museu de História Natural de Salento (Itália), do Instituto Venezuelano de Pesquisas Científicas (IVIC), da Universidade do Azuay (Equador) e da Universidade Central da Venezuela. Além disso, no estudo sobre as novas subespécies do Pantepui participaram especialistas da Universidade da Flórida (Estados Unidos).

Estas descobertas destacam a biodiversidade única dos ecossistemas andinos e do Pantepui, bem como a importância de continuar explorando e documentando a riqueza da fauna neotropical.

mariposas
mariposas

O inseto que exibe as cores de uma nação em suas asas: a borboleta bandeira argentina

A borboleta bandeira argentina habita regiões selváticas do centro-leste da América do Sul. Isso explica sua presença nas matas ribeirinhas e talares das províncias de Buenos Aires, Entre Ríos e Corrientes na Argentina. Também há registros da espécie em Misiones e Chaco, assim como no Uruguai e sul do Brasil.

Uma população significativa reside atualmente na reserva da laguna seca grande, no município de Madariaga, Província de Buenos Aires, devido à presença de uma antiga floresta de coronillo, árvore da qual a espécie se alimenta em sua fase de lagarta.

Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!

Últimas noticias

Aarhus implementou um revolucionário sistema de reciclagem de copos de café.

Há um ano, a cidade dinamarquesa de Aarhus implementou um inovador sistema de reciclagem para copos de café reutilizáveis,...

Noticias relacionadas