Uma recente expedição de pesquisadores ambientais no **arquipélago equatoriano de Galápagos** conseguiu localizar 16 exemplares de **Scalesia retroflexa**, uma planta endêmica [em perigo crítico de extinção](https://noticiasambientales.com/animales/el-sapo-concho-la-especie-endemica-de-puerto-rico-en-peligro-critico-de-extincion/) cuja população estava limitada a 21 exemplares. Estes estão protegidos para evitar colocar em risco sua sobrevivência.
De acordo com a Direção do **Parque Nacional Galápagos**, das 16 plantas descobertas, a equipe de pesquisadores, formada por profissionais do Parque e da Fundação Charles Darwin, coletou centenas de **sementes** das quais germinaram um total de 24 plântulas, que são plantas em seus primeiros estágios de desenvolvimento.
Recuperação da Scalesia retroflexa
“Esta descoberta é uma evidência de que a espécie está se **recuperando de maneira natural** após 30 anos, sem registros nesta área graças ao controle de espécies introduzidas”, explicou a autoridade ambiental das Ilhas Galápagos em um comunicado sobre esta **planta endêmica**.
A Scalesia retroflexa é uma das **15 espécies de Scalesias** na região insular, caracterizada pela forma de sua folha e localizada ao sudeste da ilha Santa Cruz, em áreas próximas ao mar.
Os técnicos ambientais etiquetaram cada planta, registraram sua localização por GPS e analisaram a **vegetação circundante** para compreender as condições do habitat que sustentam essas plantas únicas.
Desde o Parque Nacional garantem que continuarão implementando estratégias de **restauração ecológica** e [controle de espécies introduzidas](https://noticiasambientales.com/animales/las-especies-invasoras-como-las-hormigas-ratas-y-gatos-ponen-en-peligro-los-ecosistemas-de-galapagos/) para garantir a sobrevivência da Scalesia retroflexa e outros elementos-chave da biodiversidade do arquipélago.
Importância do arquipélago de Galápagos
O arquipélago de Galápagos, formado por 13 ilhas, está localizado a cerca de mil quilômetros a oeste das **costas continentais do Equador**. Desde 1978, essas terras insulares são declaradas pela Unesco como patrimônio natural da humanidade.
Devido à sua alta biodiversidade, o arquipélago de Galápagos é considerado um laboratório natural que inspirou o cientista britânico **Charles Darwin** a desenvolver no século XIX sua **teoria da evolução** e seleção natural das espécies.
Já conhece nosso canal do YouTube? Inscreva-se!