Investigação e desenvolvimento: América Latina investe menos de 1% de seus recursos econômicos.

Más leídas

O investimento em pesquisa e desenvolvimento na região ibero-americana aparece como um grande desafio. Isso é evidenciado no relatório anual O Estado da Ciência 2024 da Rede Ibero-americana de Indicadores de Ciência e Tecnologia.

Este relatório, coeditado pela Organização de Estados Ibero-americanos (OEI) e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), oferece uma análise detalhada do panorama científico e tecnológico na região.

Além disso, destaca tanto os avanços como os desafios persistentes. Os dados correspondem a 2022.

Pesquisa e desenvolvimento: quanto é investido na Ibero-América

Pesquisa e desenvolvimento na Ibero-América.
Pesquisa e desenvolvimento na Ibero-América.

Os países da Ibero-América destinaram US$ 166 bilhões para pesquisa e desenvolvimento, o que representa um crescimento de 42% em relação a 2013.

No entanto, esse investimento equivale a apenas 0,73% do produto bruto regional. Na América Latina, o valor é ainda menor, situando-se em 0,56%. O Brasil é o único país da região que ultrapassa 1% do seu PIB em investimento científico.

Comparação global e concentração regional

Globalmente, a região representou 4% do investimento total em 2022, informa o relatório. Enquanto a América Latina contribuiu com 2,5%.

Esses números diminuíram em comparação com 2013, devido ao crescimento significativo do investimento em países asiáticos, que agora representam 37,4% do investimento global.

Apesar do estagnamento no investimento, o número de cientistas na região aumentou consideravelmente.

Em 2022, havia 642.383 pesquisadores na Ibero-América, um aumento significativo em relação aos 442.835 em 2013. A maioria desses pesquisadores (46%) trabalha no setor de ensino superior, seguido pelo setor empresarial (33%) e instituições públicas de pesquisa e desenvolvimento (19%).

O nível de patenteamento na região ainda é baixo. Em 2022, foram solicitadas 1395 patentes internacionais na América Latina e 3024 na Ibero-América através do Tratado de Cooperação em Patentes (PCT).

Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!

Últimas noticias

Uma capivara grande é libertada no Dique La Florida após ser resgatada, retornando ao seu habitat natural.

Uma macá grande foi libertada no Dique La Florida, em San Luis, depois de ser encontrada desorientada na sede...

Noticias relacionadas