Jovem condor andino é solto em Córdoba com rastreador via satélite pela primeira vez.

Más leídas

O Ministério do Meio Ambiente e Economia Circular, por meio da Polícia Ambiental, liberou um cóndor andino juvenil com um rastreador. Ele havia sido resgatado em San Carlos Minas, no noroeste da província de Córdoba.

O cóndor, uma fêmea de aproximadamente sete meses e sete quilos e meio, foi encontrado com uma limitação para voar.

Processo de Recuperação

O exemplar, identificado como “Carlita”, foi recuperado na Reserva e Centro de Resgate Tatú Carreta, em Casa Grande.

Após sua reabilitação, foi colocado um rastreador satelital, em coordenação com a equipe de pesquisa do Doutor em Biologia Sergio Lambertucci. Este procedimento é inédito na província de Córdoba.

Importância do Rastreador Satelital

O dispositivo permitirá obter informações sobre o deslocamento, rotas de voo, velocidade, altitude, locais de descanso e áreas de alimentação do cóndor. O rastreador melhorará a qualidade dos procedimentos e protocolos para proteger o cóndor andino.

Emblema das Serras de Córdoba

O cóndor andino é uma ave autóctone e emblema das sierras cordobesas, especialmente na zona de Altas Cumbres. Ele pode alcançar três metros de comprimento e medir até 1,3 metros do bico à base da cauda.

Seu habitat em Córdoba é a região serrana, e pode viver até 75 anos. É uma espécie ameaçada em alguns lugares da Argentina.

Os cóndores se alimentam de animais mortos e podem percorrer até 360 quilômetros por dia, movendo-se com pouca energia graças aos ventos e às térmicas.

A liberação de “Carlita” aconteceu no Parque Nacional Quebrada del Condorito, graças à colaboração entre o Ministério do Meio Ambiente e Economia Circular, Polícia Ambiental, a instituição Tatú Carreta e a Administração de Parques Nacionais.

A ministra Victoria Flores agradeceu a todas as instituições que tornaram possível a liberação e destacou a importância de conservar a biodiversidade de Córdoba.

Já conhece nosso canal do YouTube? Inscreva-se!

Últimas noticias

Nova espécie encontrada numa caverna contaminada do sul da China

Um grupo de cientistas identificou uma nova espécie de peixe em uma caverna contaminada no sul da China. Durante uma...

Noticias relacionadas