A cada ano, são liberadas 36 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera, o principal impulsionador da mudança climática. A maior parte das emissões dos países que mais poluem provém do uso de combustíveis fósseis, geração de energia não renovável e atividades humanas poluentes.
Desigualdade na Responsabilidade
Nem todos os países enfrentam o mesmo nível de responsabilidade na crise climática, já que a quantidade de CO2 produzida por cada país varia drasticamente.
O último relatório da Organização Meteorológica Mundial (OMM) indicou que em 2020, a concentração de CO2 na atmosfera atingiu 413 partes por milhão (ppm), um aumento de 149% em relação aos níveis pré-industriais.
Países que Mais Poluem
A China é o maior emissor de CO2 do mundo, com 30,9% do total e 10.668 milhões de toneladas métricas emitidas em 2020. Sua principal fonte são os combustíveis fósseis, especialmente o carvão, que representa 55% de sua energia total. A China também é um dos maiores importadores de petróleo. Apesar de ter implementado medidas para reduzir sua dependência do carvão e usar energias renováveis, continua sendo o maior contribuinte para as emissões globais.
Os Estados Unidos são o segundo maior emissor de CO2, com 13,5% do total e 4.713 milhões de toneladas métricas em 2020. As principais fontes de emissões são o transporte, geração de energia e indústria. O país é um importante produtor de petróleo bruto e os americanos dependem principalmente de seus carros como meio de transporte.
A Índia é o terceiro maior emissor de CO2, representando 7,3% das emissões globais, enquanto a Rússia é a quarta, com 4,7%. A Rússia possui um dos maiores depósitos de gás natural do mundo e o gás natural é sua principal fonte de energia, embora o carvão também contribua significativamente para suas emissões.
Já conheces o nosso canal no YouTube? Subscreve-te!