O vulcão em erupção no Havaí exibe novamente espetaculares fontes de lava.

Um vulcão em erupção no Havaí voltou a lançar fontes de lava que alcançaram alturas impressionantes na terça-feira.

As fontes de lava chegaram a medir entre 120 metros (400 pés) e 150 metros (500 pés) nas primeiras horas da manhã, segundo o Observatório de Vulcões do Havaí do Serviço Geológico dos Estados Unidos.

Este é o episódio número 13 da atividade de lava intermitente do vulcão em erupção Kilauea, na Grande Ilha, que começou em 23 de dezembro.

Uma câmera web capturou vigorosas fontes de rocha fundida de cor vermelho brilhante e fumaça que se elevavam a meio da manhã de terça-feira.

Na segunda-feira à tarde, foram observadas pequenas fontes de salpicos esporádicas que alcançaram entre 5 metros (15 pés) e 10 metros (30 pés) de altura. A atividade aumentou durante a noite e até a manhã de terça-feira, informou o observatório em um comunicado.

Não foram ameaçadas áreas residenciais pela erupção. As pessoas têm ido ao parque para presenciar o espetáculo ígneo.

Cada episódio produziu fontes de diferentes alturas, algumas alcançando até 180 metros (600 pés).

A duração de cada episódio variou entre várias horas e vários dias, com pausas que duraram desde menos de 24 horas até 12 dias, segundo o observatório.

Características do vulcão Kilauea

Um vulcão é uma abertura na crosta terrestre através da qual rocha fundida, gases e escombros escapam à superfície. Durante uma erupção vulcânica, a lava e outros escombros podem fluir a velocidades de até 100 milhas por hora, assim destruindo tudo o que encontrar em seu caminho.

Compartí esta nota

Últimas notícias

Te pueden interesar
Te pueden interesar

Reaparecimento do tamanduá-bandeira no Brasil após 130 anos de ausência devido ao trabalho de conservação

Uma descoberta inesperada encheu de entusiasmo a comunidade científica,...

Tecnologia aplicada à conservação no Peru: a inteligência artificial monitora jaguares em Tambopata

Na Reserva Nacional Tambopata, departamento de Madre de Dios,...

Alerta pelo El Niño: a NASA detecta massa de água quente no Pacífico que avança em direção à América do Sul

O satélite Sentinel-6 Michael Freilich, projeto conjunto da NASA...

Descobrem nos densos bosques de Oxapampa no Peru a Drymonia crassolobulata na Amazônia

Uma nova e vibrante planta foi descoberta no Peru,...