Prevenção de desastres: desenvolvem sistema de alerta precoce baseado no comportamento animal.

Más leídas

Focados na prevenção de desastres naturais, um grupo de cientistas começou a explorar uma alternativa surpreendente. O **comportamento animal** como **sistema de alerta precoce**.

A este inovador projeto, foi chamado **ICARUS** (Cooperação Internacional para a Pesquisa Animal Utilizando o Espaço). Busca aproveitar o **”sétimo sentido” que os animais têm para antecipar catástrofes naturais**.

Como é o ICARUS: o sistema de alerta precoce baseado no comportamento animal

Aves en el Parque Nacional Campos del Tuyú Os animais podem prevenir desastres naturais.

Historicamente, diversas culturas reconheceram a **capacidade dos animais de perceber mudanças ambientais** sutis antes que ocorram desastres naturais. Existem numerosos relatos relacionados com:

  • Aves inquietas antes de **erupções vulcânicas**.
  • Serpentes que acordam da hibernação **antes de terremotos**.
  • Sapos comuns que abandonam suas colônias em plena temporada de desova diante da iminência de um **terremoto importante**.

Os estudos científicos que apoiam a teoria

A equipe liderada por **Martin Wikelski**, do **Instituto Max Planck de Comportamento Animal em Constanza**, realizou diversos estudos a respeito.

As temáticas abrangeram:

  1. Monitoramento de gado em zonas sísmicas: no norte da Itália foram colocados sensores em vacas, ovelhas e cães. Os dados revelaram uma **inquietação incomum nas horas anteriores aos terremotos**, sendo mais pronunciada quanto mais perto estavam os animais do epicentro.
  2. Cabras no Monte Etna: foi monitorado o comportamento de cabras ao redor do vulcão durante dois anos. Em um caso notável, registrou-se **atividade incomum nas cabras seis horas antes** de uma erupção significativa em 4 de janeiro de 2012. Puderam “prever” retrospectivamente sete erupções importantes com base nesses dados.
  3. Sapos comuns em L’Aquila: a análise destes anfíbios perto da cidade italiana de L’Aquila, que sofreu um terremoto importante em abril de 2009, mostrou que os sapos **exibiram comportamentos anômalos cinco dias antes do sismo**, incluindo a interrupção de sua atividade reprodutiva.

Últimas noticias

Pensar no outro: proposta acessível de trekking no Aconcágua para pessoas com deficiência.

Um grupo de 20 pessoas participou de uma proposta original de trekking acessível no Parque Provincial Aconcágua. Utilizando um monociclo...

Noticias relacionadas