Santa Cruz: avança em San Julián o primeiro projeto de cultivo de algas do país.

Más leídas

Na costa de Puerto San Julián, avança um projeto inovador com algas que busca reconectar ciência, mar e comunidades costeiras: o cultivo experimental de Macrocystis pyrifera, conhecida como cachiyuyo.

Pela primeira vez em Santa Cruz, um cultivo iniciado em laboratório foi levado ao mar para analisar seu desenvolvimento em condições naturais.

Sucesso na primeira fase de cultivo de algas

A bióloga Milagros Schiebelbein, da Fundación Por el Mar (PEM), celebrou os resultados iniciais: “Tivemos um cultivo de algas super bem-sucedido que nos motivou a continuar. O mais importante é que alcançaram o tamanho necessário para ir para o mar”, explicou.

O projeto ainda está em fase piloto, com o objetivo de:

  • Avaliar a viabilidade técnica do cultivo.
  • Medir seu impacto no ecossistema marinho.
  • Explorar usos produtivos sustentáveis, como bioestimulantes para solos e pellets alimentares para ovelhas.

Como o cachiyuyo é cultivado em laboratório

As provas combinam ciência aplicada, manejo artesanal e aproveitamento circular de materiais.

O processo inclui:

  1. Recolha de lâminas reprodutivas no mar.
  2. Limpeza e stress controlado, para obter as esporas.
  3. Cultivo em água do mar filtrada, onde as esporas se aderem a um fio enrolado em um tubo de PVC.
  4. Desenvolvimento durante nove semanas, até atingir o tamanho ideal para serem transferidas para o mar.

As algas não se reproduzem por estacas como as plantas terrestres, mas sim por meio de esporas microscópicas, que mal ultrapassam os três milímetros em sua fase inicial antes de se transformarem em exemplares gigantes.

Avaliação no mar: um passo crucial

Com o cultivo transferido para a água, a equipe da PEM monitora diariamente sua evolução.

O objetivo é analisar:

  • Se as algas conseguem se fixar corretamente.
  • Sua capacidade de crescimento no ambiente marinho.
  • Quais modelos de cultivo funcionam melhor para futuras expansões.

Impacto ambiental e regeneração do oceano

Este trabalho faz parte da linha de ação da Fundación Por el Mar, que impulsiona soluções sustentáveis na Patagônia argentina.

O sucesso em San Julián reforça a possibilidade de desenvolver um modelo de regeneração ambiental, onde comunidades e oceanos colaboram na restauração ecológica.

Últimas noticias

Argentinos, os mais preocupados com resíduos em destinos turísticos.

Talvez como surpresa para muitos, os argentinos lideram o ranking de cidadãos mais preocupados com os resíduos em locais...

Noticias relacionadas