Algumas semanas atrás, surgiu “verdín” em Entre Ríos. Na verdade, trata-se de cianobactérias, que são vistas nas margens do Rio Uruguai.
Diante disso, a prefeitura informou no domingo que é possível desfrutar normalmente nas praias de Concepción del Uruguay, embora seja recomendada cautela em Banco Pelay.
Nesta praia, foi colocada uma bandeira preta e amarela para indicar precaução. O que isso implica e o que os banhistas devem fazer.
Verdín em Entre Ríos: por que ocorre
O verdín ocorre quando as algas microscópicas do sistema aquático experimentam um crescimento acelerado. Isso faz com que se acumulem em áreas de águas calmas e se tornem muito visíveis, tingindo a água de uma intensa cor verde.

O crescimento dessas algas está relacionado ao aumento dos níveis de nitrogênio, fósforo e outros nutrientes no ecossistema aquático.
Isso pode ser devido a vários fatores, como o lançamento sem tratamento de águas residuais industriais, domésticas, agrícolas e pecuárias, ou a erosão do solo que arrasta partículas para a água.
As mudanças climáticas, que causam o aumento da temperatura da água, e os efeitos das represas sobre o fluxo dos rios, que podem reduzir a velocidade das águas ou gerar estagnação, também favorecem o crescimento das cianobactérias.
Pode ser tóxico?
De acordo com a Comissão Administradora do Rio Uruguai (CARU), mais de 50% das florações de cianobactérias são tóxicas. Tanto para os animais quanto para as pessoas, podendo afetar a pele, as mucosas, o sistema nervoso, digestivo e renal.
Por isso, destacaram que podem surgir sintomas, caso tenha havido contato com essas bactérias na água. Estes incluem:
- Dor de cabeça
- Desconforto digestivo
- Náuseas e tonturas
- Irritações na pele e nos olhos
- Inflamação nos ouvidos, nariz e garganta
- Tosse seca
- Pneumonia
- Lesões hepáticas graves
Recomenda-se seguir os sinais indicativos da qualidade da água nas praias e evitar entrar.
Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!