Verificou-se que a chuva contribui para que o oceano capture mais carbono do que se pensava

Más leídas

Até agora, a chuva foi ignorada nos cálculos da capacidade do oceano de capturar dióxido de carbono (CO2), mas uma nova estimativa sugere que as precipitações melhoram a capacidade do oceano de capturar as emissões entre 5% e 7%.

Importância dos Oceanos no Ciclo do Carbono

Os oceanos são cruciais para o ciclo global do carbono, capturando aproximadamente um quarto do CO2 emitido pelas atividades humanas a cada ano.

Um estudo publicado na Nature Geoscience, liderado pela Universidade do Havaí em Manoa e pela Escola Normal Superior (ENS) de Paris, revelou que cerca de 6% da absorção total de CO2 pelo oceano é devido à chuva, uma contribuição até então não considerada.

Impacto da Chuva na Absorção de CO2

A chuva impacta a troca de carbono de três formas diferentes: gera turbulências na superfície do oceano, dilui a água do mar alterando o equilíbrio químico e permite que a água absorva mais CO2, e injeta diretamente o CO2 absorvido durante a queda.

Estimativa Global e Futuro

Este estudo é o primeiro a fornecer uma estimativa global desses efeitos. Com base em observações por satélite e dados climáticos globais de 2008 a 2018, os resultados mostram que as chuvas aumentam a capacidade dos oceanos de reter carbono em 5% a 7%.

Segundo um artigo na revista Eos, o efeito das chuvas pode se intensificar com as mudanças climáticas, já que as tempestades despejam mais chuva e os padrões de precipitação sobre o oceano se modificam.

Já conhece o nosso canal do YouTube? Inscreva-se!

Últimas noticias

Por que o Parque Nacional Los Arrayanes é o menor da Argentina?

O Parque Nacional Los Arrayanes é um dos destinos mais visitados de (https://noticiasambientales.com/animales/censo-de-condores-2024-este-ano-se-sumo-el-parque-nacional-lanin/), mas o que poucos sabem é...

Noticias relacionadas