A Agência Internacional de Energia (AIE) revelou que o consumo global de energia aumentou 2,2% em 2024, quase o dobro da média registrada entre 2013 e 2023 (1,3%).
Esse crescimento foi impulsionado pela demanda de eletricidade e pela diminuição no uso de petróleo, que caiu abaixo de 30% da participação global pela primeira vez, depois de atingir seu pico de 46% há 50 anos.
Principais dados do relatório da AIE
Eletricidade: A demanda cresceu mais de 4%, adicionando 1.100 terawatt-hora, equivalente ao consumo anual do Japão.
Esse aumento está ligado a:
- Sistemas de resfriamento devido a temperaturas recordes.
- Necessidades de data centers, inteligência artificial e transporte elétrico.
Energias renováveis e nuclear: Representaram 80% da eletricidade adicional consumida em 2024 e atingiram pela primeira vez 40% da produção total de eletricidade mundial.
Veículos elétricos: A cada cinco carros vendidos, um é elétrico, o que resultou em um aumento nas vendas de mais de 25% no ano.
Aumento do consumo de gás e países emergentes
Entre as fontes fósseis, o gás registrou o maior crescimento, com um aumento de 115.000 milhões de metros cúbicos (+2,7%).
O aumento no consumo global de energia foi impulsionado principalmente por países emergentes e em desenvolvimento, que representaram 80% do aumento. Embora o crescimento na China tenha desacelerado, o consumo de energia em economias avançadas também teve um aumento (+1%), quebrando anos de declínio.
Uma mudança global em direção à eletricidade
Fatih Birol, diretor-executivo da AIE, destacou que o rápido aumento no uso de eletricidade reverteu tendências anteriores de declínio em economias desenvolvidas, refletindo como a eletrificação está transformando os padrões de consumo de energia globalmente.
Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!