Durante o primeiro trimestre do ano, as vendas de carros elétricos no México cresceram quase 300%.
A informação foi divulgada pela Associação de Eletromobilidade (EMA), entidade que representa o setor de eletromobilidade no país, em seu Barômetro dos primeiros meses de 2025.
Carros elétricos no México: os números
No relatório, a entidade destaca o aumento das vendas de veículos de zero emissões (um 289,6%) em comparação com o mesmo período de 2024. De acordo com os dados publicados, o setor vendeu nestes três primeiros meses do ano 20.560 unidades de VE (veículo elétrico) e PHEV (híbridos plug-in).
As empresas afiliadas à EMA comercializaram 20.560 unidades de VE e híbridos plug-in.
“Um crescimento extraordinário se comparado com as 5277 unidades vendidas no mesmo período do ano passado”, destacaram. O Barômetro da EMA também inclui dados sobre a rede de recarga, que “também continua em ascensão”.

No primeiro trimestre de 2025, o número total de pontos de recarga cresceu 5,5% de 44.974 no final do ano passado para 47.456 conexões.
O México, que tem mais de 126 milhões de habitantes, possui uma frota de mais de 58 milhões de “veículos motorizados registrados em circulação”.
Neste contexto, Eugenio Grandio, presidente da EMA, afirmou: “Além das mudanças e incertezas geopolíticas, a adoção de veículos de zero emissões deve permanecer como uma prioridade para governos, empresas e usuários”.
Por isso, ele destacou a variedade de modelos e opções disponíveis. “Hoje, com uma maior oferta de modelos e uma redução de custos, a incorporação desta tecnologia deve continuar crescendo“, afirmou.
“Diante do crescimento constante da frota de veículos elétricos e de um número cada vez maior de usuários que exigem serviços de recarga rápida, as estações de serviço têm uma grande oportunidade”, acrescentou Grandio.
“Além de diversificar suas receitas, podem se preparar para o futuro, desempenhando um papel fundamental no atendimento das necessidades de mobilidade de todos os tipos de usuários, especialmente em viagens de longa distância”, expressou.
“Reduzir as emissões”
O objetivo da EMA, segundo ele, é “reduzir as emissões no país, promover regulamentações que acelerem a adoção de veículos elétricos de zero emissões, incentivar o desenvolvimento de uma rede de infraestrutura de recarga e divulgar informações sobre os benefícios dessas tecnologias”.
A associação, que estabeleceu como meta que as vendas anuais de veículos elétricos representem 50% dos novos carros até 2030, reúne cerca de 20 empresas.
Entre elas: Auteco, BYD, Cesvi, Changan, Conectabee, DiDi, Element Fleet, Edenred, Energía Real, Evergo, FAZT, JAC, S2G Energy, Santander, SEV, Supercool, Tesla, VEMO, Vizeon, Volvo e Zeekr.