Cone de sol que supera o painel tradicional: 20 vezes mais potência.

Más leídas

A revolução energética não para. Enquanto o mundo avança em direção a uma matriz mais limpa, com 40,9% da eletricidade global gerada em 2024 a partir de fontes de baixas emissões de carbono, surgem novas tecnologias que prometem mudar as regras do jogo. Uma delas é o cone fotovoltaico, um dispositivo que, de acordo com seus desenvolvedores, pode gerar até 20 vezes mais eletricidade do que um painel solar convencional.

A empresa californiana V3Solar projetou esses cones giratórios, conhecidos como V3 Spin Cell, que não apenas aumentam a eficiência, mas também reduzem o custo de produção de energia em até três vezes em comparação com os sistemas solares planos tradicionais.

Cada cone tem um metro de diâmetro e é composto por centenas de células fotovoltaicas dispostas em ângulo, encapsuladas em uma lente fixa que concentra a luz solar. Graças a um sistema de levitação magnética alimentado por energia solar, o cone gira sem gerar ruídos ou exigir manutenção frequente. Essa rotação permite manter baixas temperaturas — menos de 35 °C mesmo sob intensa radiação —, o que melhora a durabilidade e eficiência do sistema.

Cono solar. Foto: Redes sociales.
Cono solar. Foto: Redes sociales.

Espaço menor, maior rendimento

Uma das grandes vantagens do sistema V3 é seu design compacto. Dez cones giratórios podem ser instalados em uma superfície muito pequena, otimizando o uso do espaço sem sacrificar a potência: oferecem 10 kWp em apenas 10 pés quadrados (menos de 1 m² por cone).

Além disso, de acordo com a empresa, esses dispositivos permitem gerar eletricidade a 8 centavos de dólar por quilowatt-hora, um valor muito abaixo da média atual para painéis solares, tornando-os uma alternativa promissora e acessível.

Um possível substituto para o painel solar

A inovação da V3Solar marca um ponto de virada no desenvolvimento da energia solar. Embora os painéis tradicionais dominem o mercado, tecnologias como o Spin Cell poderiam redefinir o futuro da captação solar, tanto em ambientes domésticos quanto industriais.

Além dos painéis e adesivos solares, esses cones visam transformar a forma como aproveitamos a energia solar, com maior eficiência, menor custo e um design que se adapta melhor a espaços reduzidos. Um passo adiante na corrida em direção a uma transição energética mais eficiente e sustentável.

Os novos cones solares, 20 vezes mais potentes que os painéis tradicionais. Foto: Redes sociales.
Os novos cones solares, 20 vezes mais potentes que os painéis tradicionais. Foto: Redes sociales.

Criaram painéis solares flexíveis para instalar nas grades

A empresa austríaca Sunbooster GmbH lançou no mercado uma inovação em energias renováveis: desenvolveu painéis solares flexíveis. Assim, podem ser inseridos em locais como grades, algo comum em residências.

Além de gerar eletricidade, permitem ganhar privacidade e proteção solar em casa. Segundo a empresa, a potência disponível para uma grade de 100 metros de comprimento é de 18 kWh.

As chamadas “Sunbooster vertical”, são tiras que contêm células monocristalinas bifaciais. Estão disponíveis em seis conjuntos completos a partir de 372 watts de potência com inversores e cabeamento correspondente.

Foto: Ecoticias.

Últimas noticias

O desprendimento de um glaciar no Peru transformou um treinamento em um resgate real.

Durante um treinamento do curso internacional de resgate em montanha, realizado na montanha Vallunaraju, localizada no Parque Nacional Huascarán,...

Noticias relacionadas