A empresa austríaca **Sunbooster GmbH** lançou no mercado uma inovação em energias renováveis: desenvolveu **painéis solares flexíveis**. Dessa forma, eles podem ser inseridos em locais como grades, algo comum em residências.
Além de gerar eletricidade, permitem **ganhar privacidade e proteção** contra o sol em casa.
Segundo a empresa, a potência disponível para uma grade de **100 metros de comprimento é de 18 kWh**.
Assim são os painéis solares flexíveis
As chamadas “Sunbooster vertical” são tiras que contêm **células monocristalinas** bifaciais. Estão disponíveis em **seis conjuntos completos a partir de 372 watts** de potência com inversores e cabeamento correspondente.
Painéis solares flexíveis.
A Sunbooster detalhou que a potência disponível para uma grade de 100 metros de comprimento é de 18 kWh (quilowatt por hora), com **um rendimento anual estimado de 22 MW por hora**.
A tecnologia lançada por esta empresa visa substituir as tiras convencionais que costumam ser instaladas nas grades para obter privacidade nas residências e também protegê-las dos raios solares.
A empresa indicou que não há limites para expandir a instalação, então **também oferecerão seu uso em cercas industriais**.
“Em tempos de crescente demanda por energia renovável e espaço limitado para a expansão de usinas de energia solar, **estamos abrindo novos caminhos com nossa inovação**”, explicou o diretor-geral, **Stefan Ponsold**.
“Transformamos as cercas existentes em potentes usinas de energia solar, sem a necessidade de espaço adicional”, acrescentou.
As vantagens do sistema
Além disso, ele mencionou a diferença nos custos. “Os custos de aquisição são apenas um terço dos das cercas solares clássicas. Isso significa que nosso equipamento se paga em apenas dois anos e meio“, assegurou.
Durante o inverno, destacou ainda, os painéis podem **aproveitar a luz refletida pela neve** ao mesmo tempo em que se resfriam, condições que aumentam seu desempenho geral.
“Graças à sua orientação vertical, **fornecem energia solar especialmente de manhã e à tarde**, exatamente quando a demanda energética é alta”, indicaram.
“A **instalação é simples e econômica**, já que as grades de malha de arame duplo existentes podem ser adaptadas”, acrescentaram.
Os produtos oferecidos pela Sunbooster.
Onde estão disponíveis
O lançamento no mercado será na Alemanha, Áustria e Suíça, com **uma oferta inicial de seis conjuntos diferentes**. Vale ressaltar que nestes países a energia renovável é subsidiada
A introdução do produto será através da loja online da Sunbooster, mas a empresa prevê **oferecer seus conjuntos em ferragens selecionadas** e através de varejistas especializados.
Os subsídios na Áustria para a energia solar
Além das isenções ou subsídios a nível municipal nas cidades, na Áustria são oferecidos benefícios em nível nacional para esse tipo de tecnologias. Os principais são:
- Isenção do IVA para sistemas fotovoltaicos:
A partir de 1º de janeiro de 2024, os sistemas fotovoltaicos de até 35 kWp e os sistemas de armazenamento de eletricidade associados estão isentos de IVA. Isso se aplica aos sistemas que operam em ou perto de edifícios residenciais ou sem fins lucrativos.
- Financiamento de investimentos do EAG:
Se a isenção de IVA não se aplica (por exemplo, para instalações maiores ou comerciais), há **subsídios disponíveis da Lei de Expansão de Energias Renováveis (EAG)**. Estes são gerenciados por OeMAG e são concedidos periodicamente em chamadas de financiamento.