- Realize as instalações de gás natural e a colocação de artefatos, apenas através de gasistas matriculados.
- Instale apenas artefatos que sejam aprovados por um organismo oficial de certificação e que possuam o selo correspondente.
- Não obstrua os dutos nem as grelhas de ventilação. Certifique-se de que a chaminé ou o duto de evacuação de gases não estejam obstruídos ou desconectados.
- Se detectar alguma anomalia em seus aparelhos ou em sua instalação, avise o serviço técnico do fabricante ou um gasista matriculado para que façam a verificação.
- Manter a instalação de gás natural em boas condições, com uma boa ventilação e usar corretamente os artefatos.
- Permita que um instalador matriculado revise sua instalação e seus aparelhos de gás periodicamente.
- Antes de realizar fechamentos, consulte um gasista matriculado para garantir a adequação da instalação de gás natural às novas condições, de forma a prever as condições de ventilação permanente de ambientes e artefatos necessárias para seu uso seguro.
- O tubo de saída de produtos da combustão é fundamental para o bom funcionamento dos aparelhos que o necessitam. Consulte um gasista matriculado para que o instale, seguindo a regulamentação vigente.
- Verifique o estado dos tubos flexíveis de conexão. Instale apenas tubos flexíveis de alta segurança habilitados para gás natural.
- Não são homologadas as resinas, sendo proibida a detecção de vazamentos com soluções corrosivas, água ou outro fluido não autorizado. Sua utilização, apesar da proibição, implicará na substituição da tubulação afetada.
- O bom estado da chama (estável e azul) garante uma boa combustão.
- Evite que a chama dos queimadores se apague enquanto cozinha. Se a fumaça da chama sujar as panelas, avise o serviço técnico do fabricante do aparelho ou chame um gasista matriculado.
- Apenas a MetroGAS está autorizada a realizar ou modificar uma instalação de gás fora de sua residência.