Inédito: conseguem alimentar uma turbina de avião com hidrogênio.

Más leídas

Reduzir as emissões de voos e da indústria da aviação em geral é um enorme desafio para os próximos anos. Neste caminho, foi alcançado um marco encorajador: conseguiram alimentar uma turbina de avião com hidrogênio.

Esta substância foi escolhida como a melhor fonte de energia alternativa para os aviões, assim como para muitas indústrias.

A turbina de avião alimentada com hidrogênio

Durante 2024, houve diferentes pesquisas que buscavam criar motores de avião mais amigos do ambiente do que os de combustão. Nesse sentido, surgiu este desenvolvimento: uma turbina de hidrogênio com alteração no ar.

O motor de avião que funciona com hidrogênio já é uma realidade. Agora, a empresa Safran, graças a um acordo de colaboração com Turbotech e com Air Liquide, que se concentra na gestão do armazenamento e manipulação do hidrogênio criogênico, deram mais um passo.

produção de hidrogênio
Utiliza apenas hidrogênio verde.

Conseguiram usar hidrogênio líquido para alimentar um motor de turbina para aviões leves.

“Este é um grande avanço na transição para a propulsão de aviões totalmente descarbonizados, que estará pronta para voar assim que o mundo produzir em massa hidrogênio verde“, expressou Damien Fauvet, CEO da Turbotech em comunicado.

Além disso, Xavier Traversac, vice-presidente da Air Liquide Advanced Technologies, também expressou sua satisfação. “Estamos orgulhosos de participar neste projeto como reconhecidos especialistas em tecnologias de hidrogênio”, disse.

“O hidrogênio é um dos elementos chave na transição energética e, este sucesso é mais um passo em direção a um voo com baixas emissões de carbono”, acrescentou.

O teste decisivo

Esta pesquisa revolucionária alcançou seu primeiro grande sucesso há um ano: em 11 de janeiro de 2024. Nesse dia, Safran e Turbotech testaram o TurboTechants TP-R90, um pequeno motor de turboélice projetado para aviões de dois a sete lugares que funciona com gás hidrogênio.

A aviação é responsável por 2,5% das emissões globais de CO2.

Esta demonstração fazia parte do projeto BeautHyFuel, uma colaboração de empresas de aviação, em sua maioria, que busca explorar o potencial do uso de hidrogênio na aviação leve.

Pois bem, um ano depois, mais precisamente em 13 de janeiro, Turbotech, Safran e Air Liquide, com o apoio da Agência de Aviação Civil Francesa, conseguiram testar com sucesso um motor de turbina alimentado por hidrogênio líquido.

Este é um ótimo ponto de partida para permitir voos comerciais com zero emissões de carbono.

“Ao acoplar nossa tecnologia ao sistema de armazenamento criogênico da Air Liquide, que fornece a densidade de energia necessária para aplicações de aeronaves, demonstramos que é possível uma solução de propulsão completa de alta tecnologia com zero emissões de carbono em voo e que pode ser integrada diretamente em aviões leves”, destacou Pierre-Alain Lambert, vice-presidente de Programas de Hidrogênio da Safran.

Já conheces o nosso canal de YouTube? Subscreva!

Últimas noticias

Incêndios florestais, mudanças climáticas e a necessidade de uma solução urgente.

Os devastadores incêndios florestais da Califórnia, que devastaram comunidades inteiras e geraram perdas bilionárias, voltaram a colocar em destaque...

Noticias relacionadas