Borracha: o elemento que ajuda a criar uma economia sustentável

Más leídas

O látex passou de ser uma simples matéria-prima natural para se tornar uma solução para impulsionar a economia sustentável na Amazônia. Um exemplo disso é Renato Cordeiro, que, com as primeiras luzes do dia na ilha amazônica de Marajó, calça suas botas, pega sua faca e adentra a floresta para trabalhar em suas seringas para extrair o látex que, ao se transformar em borracha, garantirá o sustento para ele e sua família.

A profissão de “seringueiro”, quase extinta após a queda da demanda de borracha no final do século XX, começou a ressurgir neste canto empobrecido do norte do Brasil. Esse renascimento foi possível graças à iniciativa da empresa local Seringô, que devolveu a esperança a mais de 1.500 famílias, como a de Renato. Agora, esses trabalhadores não apenas produzem borracha para calçados e outros produtos, mas também contribuem para a conservação da selva amazônica, ameaçada pela desflorestação.

Para Renato, de 57 anos, seu “jardim” é a própria Amazônia. Atrás de sua palafita, construída sobre o rio Anajás, dezenas de seringas se misturam com árvores centenárias e palmeiras, em uma paisagem típica desta ilha banhada pelo oceano e por cursos de água intrincados.

“Comecei a trabalhar aos sete anos ao lado de minha mãe”, lembra Renato enquanto segura sua faca. A ferramenta, adaptada com uma peça metálica, permite fazer incisões precisas na casca das árvores sem danificá-las. Na verdade, cada corte deve ser feito com cuidado, pois a árvore começa a liberar lentamente seu látex, o qual cai sobre um recipiente colocado abaixo.

![¿Cómo se obtiene el caucho?. Foto: Wikipedia.](https://storage.googleapis.com/media-cloud-na/2025/01/caucho.jpg)

## A selva como herança familiar

Embora pareça simples, o trabalho requer experiência e conhecimento. O “seringueiro” deve compreender os ritmos da “mãe selva”, pois, como uma mãe alimenta seu filho, as árvores só produzem sua “leite” se forem estimuladas com regularidade e cuidado.

Esse ressurgimento não apenas devolve dignidade e trabalho a comunidades historicamente ligadas à borracha, mas também se apresenta como um modelo sustentável que protege um dos maiores tesouros naturais do planeta: a selva amazônica.

## O que é borracha?

A borracha é um material elastomérico, ou seja, um polímero natural ou sintético que se caracteriza por sua elasticidade. É um material muito apreciado por sua resistência, impermeabilidade e capacidade de se recuperar da deformação.

Esse material é obtido do látex, uma substância leitosa extraída da casca de árvores tropicais como a Hevea brasiliensis, originária da Amazônia. Para obter o látex, um corte deve ser feito no tronco da árvore, que começa a “sangrar” e exsudar a substância. Uma vez coagulado, o látex é coletado e manipulado.

A borracha é utilizada em uma grande variedade de produtos, incluindo:
– Neumáticos
– Guarnições de freios
– Mangueiras
– Juntas de estanqueidade
– Isolamento acústico
– Proteção contra riscos mecânicos

Existem diferentes tipos de borracha, como a natural e a sintética. A borracha sintética pode ser de silicone, fluorada ou de etileno-propileno, e se caracteriza por sua resistência ao calor, produtos químicos ou intempéries.

**[¿Ya conoces nuestro canal de YouTube? ¡Suscríbete!](https://www.youtube.com/channel/UCrYLIWysAyv4m833zGAQ02g)**

Últimas noticias

Crueldade disfarçada de receita viral: o lado sombrio por trás da forma como os caranguejos são cozidos.

Uma usuária do TikTok se tornou viral por um motivo muito distante de ser gastronômico. Em seu vídeo, aparentemente...

Noticias relacionadas