Novo design sueco promete células solares sem produtos químicos tóxicos.

Más leídas

A produção em larga escala de células solares orgânicas altamente eficientes e sem produtos químicos tóxicos já é possível graças a um novo princípio de design desenvolvido na Universidade de Linköping, Suécia.

Em um estudo publicado na Nature Energy, os pesquisadores analisaram a forma e a interação molecular nessas células solares.

Segundo Feng Gao, professor de optoeletrônica na LiU, “Com a eletrificação e o desenvolvimento da inteligência artificial, provavelmente veremos um aumento significativo na demanda global de energia. Essa eletricidade deve vir de fontes sustentáveis para combater as mudanças climáticas”.

## Vantagens e Desafios das Células Solares Orgânicas
As células solares orgânicas têm várias vantagens:
– **Baixo custo e fácil fabricação**.
– **Leveza e flexibilidade:** Permitem sua instalação em janelas, interiores e até em roupas para alimentar dispositivos eletrônicos pessoais.
– **Aumento da eficiência:** Atualmente, podem converter aproximadamente 20% da luz solar em eletricidade, se aproximando da eficiência das células solares tradicionais.

No entanto, a produção dessas células apresenta um desafio ambiental devido ao uso de produtos químicos tóxicos durante sua fabricação. Para lidar com esse problema, a equipe de pesquisa desenvolveu uma abordagem inovadora para produzir células solares usando solventes amigos do meio ambiente.

![Este design poderia eliminar o uso de produtos químicos tóxicos na fabricação de células solares](https://ecoinventos.com/wp-content/uploads/2024/09/intalacion-solar-con-IA.jpg)

## Rumo a uma Produção Sustentável de Células Solares
O processo convencional envolve uma mistura física que é depositada em um substrato, onde o solvente evapora. No entanto, os solventes usados são prejudiciais ao meio ambiente e à saúde humana. Feng Gao enfatiza que “para produzir células solares orgânicas em grande escala por meio de tecnologias como a impressão, precisamos de métodos livres de toxinas. Caso contrário, não serão sustentáveis”.

A equipe de pesquisa, em colaboração com colegas da China e dos Estados Unidos, alcançou isso mapeando detalhadamente a interação molecular entre os materiais transportadores de elétrons e os solventes, utilizando técnicas avançadas de raios X de sincrotrão e nêutrons.

## Um Futuro Promissor para a Energia Solar Orgânica
Este avanço tem o potencial de levar a tecnologia de células solares orgânicas a uma maior comercialização em larga escala. Além de não serem tóxicas, essas células podem ser integradas em várias aplicações, desde edifícios inteligentes até dispositivos portáteis, contribuindo para um modelo energético mais limpo e sustentável.

Com este avanço, reforça-se a posição das energias renováveis como o cerne para atender às necessidades energéticas futuras e combater as mudanças climáticas.

Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!

Últimas noticias

Rafaela torna-se uma cidade livre de fogos de artifício sonoros para festas inclusivas.

A Prefeitura de Rafaela relançou a campanha de conscientização enquadrada na Ordenança Nº 5.081 de 2016, que declara a...

Noticias relacionadas