Mais de 10.000 quilômetros percorridos. O projeto FCH2Rail alcançou um marco ao obter a autorização da Adif para operar o primeiro trem híbrido de hidrogênio na rede ferroviária espanhola.
Desenvolvido por um consórcio que inclui o fabricante basco CAF e entidades como DLR, Toyota, Renfe, Adif, CNH2, IP e StemmannTechnik, este inovador trem percorreu mais de 10.000 quilômetros em modo hidrogênio.
Testes rigorosos superados
O trem de hidrogênio superou com sucesso rotas como Zaragoza-Canfranc nos Pirineus, demonstrando sua confiabilidade em condições intensas e em rampas íngremes. Além disso, testou sua tecnologia cruzando da Espanha para Portugal durante sua passagem pela Galícia.
Assim é o primeiro trem que cruzou da Espanha para Portugal
Renfe introduz um trem de subúrbio com célula de hidrogênio
Para este projeto, um trem de subúrbio fornecido pela Renfe foi transformado em um híbrido com célula de hidrogênio Fuel Cell Hybrid PowerPack. É o primeiro demonstrador de ferrovia de hidrogênio na Península Ibérica e está em testes desde 2022, tanto em vias fechadas como abertas. O sucesso desses testes ajudará a determinar a tecnologia mais adequada para diferentes linhas ferroviárias.
Comparação com o projeto na Alemanha
Em contraste, a Baixa Saxônia, na Alemanha, cancelou seu projeto de trem híbrido de hidrogênio devido aos custos, optando por trens elétricos com bateria ou eletrificação da infraestrutura.
Na Espanha, o consórcio FCH2Rail está em conversas com comitês europeus para impulsionar a regulação e normalização da tecnologia de hidrogênio na rede ferroviária, apresentando-a como uma alternativa viável aos trens a diesel.
Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!