O deterioro dos pântanos no mundo é um problema que cresceu nos últimos anos e já existem registros graves da situação. De acordo com as estatísticas das Nações Unidas, 177 países membros são exemplo disso.
Isso se traduz em um alerta vermelho quando se fala em objetivos de mitigação e combate contra a mudança climática, pois esses ecossistemas são vitais como sumidouros de CO2. Além disso, estima-se que 40% das espécies do mundo vivem nesses espaços.
A agricultura, a urbanização, o desmatamento e as atividades industriais são as principais causas do deterioro.
O deterioro dos pântanos: por que acontece
Recentemente foi publicado o Global Peatland Hotspot Atlas (Atlas Global de Pontos Críticos de Turfeiras/Pântanos), publicado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).
Lá se evidencia a necessidade de melhorar a proteção e restauração dos pântanos, juntamente com investimentos em pesquisa e monitoramento.
Apresentado na COP29 em Baku, oferece mapas atualizados sobre a distribuição mundial das zonas de alta importância nos pântanos. Enfatiza as ameaças que enfrentam e as oportunidades para sua restauração e conservação.
O relatório alerta sobre a degradação e o afundamento desses ecossistemas devido ao drenagem nos trópicos para a agricultura, pecuária e plantações de óleo de palma.
O degelo do permafrost devido à mudança climática é outro fator chave em sua rápida degradação. Estima-se que cerca de 500.000 hectares de pântanos são destruídos a cada ano pelas atividades humanas em pontos críticos como o Leste e Sudeste da Ásia.
No entanto, permanecem em sua maioria intactos em regiões distantes dos mercados internacionais, dentro de algumas zonas (sub)árticas, boreais e tropicais.
O relatório baseia-se na Avaliação Global de 2022 e apoia os esforços para instar os responsáveis pelas decisões a priorizarem a proteção dos pântanos como uma solução climática rentável. Que, além disso, oferece múltiplos benefícios às pessoas, natureza e clima.
O que são pântanos e por que é urgente protegê-los?
Os pântanos são ecossistemas em que a água é o principal fator que controla o ambiente e a vida vegetal e animal. São áreas que permanecem em condições de inundação ou com solo saturado de água por períodos consideráveis de tempo.
Alguns dos pântanos que a ONU inclui em sua lista são:
- Aquíferos subterrâneos
- Pântanos
- Pastagens úmidas
- Oásis
- Estuários
- Deltas
- Alagados
- Manguezais e outras zonas costeiras
Os pântanos são refúgios contra a mudança climática, pois capturam dióxido de carbono (CO2) da atmosfera e armazenam mais carbono do que qualquer outro ecossistema da Terra.
Além de sua importância para o equilíbrio ecológico do planeta, são vitais para o bem-estar humano e seu impacto em nossa qualidade de vida vai desde a purificação da água, a proteção contra inundações, até o fornecimento de alimentos e matérias-primas.
Os pântanos retêm e fornecem a maior parte da água doce que consumimos, já que, ao filtrar naturalmente os contaminantes, fornecem água segura para bebermos.
Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!