A luta para controlar o incêndio no Parque Nahuel Huapi continua, com 2580 hectares afetados.

Más leídas

Plano de ação em andamento para controlar o incêndio em Los Manzanos

O Comitê de Emergência (COE), liderado pelo Parque Nacional Nahuel Huapi e pela Direção de Combate a Incêndios Florestais e Emergências, estabeleceu um plano de ação com diferentes níveis de alerta para enfrentar o avanço do incêndio em direção aos lagos Roca e Hess em Los Manzanos. Na reunião participaram representantes dos Bombeiros Voluntários e da Defesa Civil de Rio Negro e Bariloche.

Voos recentes confirmaram que o incêndio afeta uma área de 2.580 hectares. Este ajuste não reflete uma expansão do fogo, mas sim uma maior precisão nos mapas. Os brigadistas têm trabalhado em terrenos difíceis e sob condições climáticas variáveis, realizando ataques indiretos e monitorando as áreas mais críticas.

Focos de difícil acesso para controlar o fogo
Focos de difícil acesso para controlar o fogo

Em Los Manzanos, os brigadistas estão criando linhas de contenção, enquanto em Laguna Quetro, uma equipe em conjunto com moradores locais abriu uma trilha de 5,5 quilômetros, acessível a cavalo, para transportar equipamentos e reforçar a área.

O Serviço Nacional de Manejo do Fogo enviou dois aviões e dois helicópteros para realizar ataques diretos com água nos cerros Colorado e Bastión, além de um avião observador que sobrevoou o incêndio para obter novos dados.

Nos cerros Bastión e Colorado, onde o fogo apresenta menor atividade, estão sendo realizadas tarefas de monitoramento, identificação de pontos quentes e preparação de locais de pouso para helicópteros. Além disso, em colaboração com o Exército Argentino, foi estabelecido um terceiro acampamento no Camping Viejo Manzano em Steffen, com a chegada de 30 brigadistas de Neuquén e Chubut.

A previsão é de aumento do vento e temperaturas mais altas, o que complicará as operações nos próximos dias. As estratégias serão revisadas diariamente no Comando de Incidentes, priorizando a segurança dos brigadistas.

Grande mobilização de pessoal e equipamentos para controlar o incêndio

A operação conta com 181 pessoas, incluindo 110 brigadistas de diferentes províncias, equipes de logística, observadores, especialistas em incêndios florestais e apoio do Exército Argentino. Nas vias lacustres, estão participando embarcações da Prefeitura Naval Argentina e do Parque Nacional Nahuel Huapi nos lagos Steffen e Martín.

Nas últimas jornadas, os brigadistas enfrentaram terreno complicado e condições climáticas variáveis. Nas últimas jornadas, os brigadistas enfrentaram terreno complicado e condições climáticas variáveis.

O equipamento inclui caminhões médios, micro-ônibus, caminhonetes 4×4 e uma máquina viária do Parque Nacional Nahuel Huapi para melhorar as áreas de operação de helicópteros. Estão disponíveis dois helicópteros equipados para transporte e ataques com água, dois aviões tanque do Serviço Nacional de Manejo do Fogo, um avião observador Cessna 182 e um helicóptero Bell do Exército Argentino.

Já conhece nosso canal do YouTube? Inscreva-se!

Últimas noticias

Explore Parque Patagônia Azul: três campings gratuitos na costa atlântica de Chubut

Nos acampamentos gratuitos do Parque Patagonia Azul, localizado na província de Chubut, as dunas se fundem com o vento...

Noticias relacionadas