Argentina: o desmatamento aumenta 40% e é uma ameaça às florestas nativas

A Argentina enfrenta uma grave crise ambiental ao perder mais de 200.000 hectares de floresta em apenas um ano, em um contexto onde o desmatamento aumentou 40%.

A ameaça vai além dos números: uma proposta de reforma legal poderia colocar em risco milhões de hectares de floresta nativa.

De 2018 até 2024, o país viu desaparecer 1,4 milhões de hectares, o equivalente a apagar do mapa 70 cidades de Buenos Aires. Cientistas e ambientalistas classificam essa perda como um ponto de inflexão crucial na luta pela conservação.

Em regiões como o Gran Chaco, um ecossistema chave e altamente ameaçado na América do Sul, concentra-se grande parte desse desmatamento.

O avanço da agricultura, especialmente o cultivo de soja e a pecuária intensiva, é o principal responsável por essa situação.

A situação se agrava com incêndios provocados para liberar mais terras agrícolas. Em 2025, o desmatamento atingiu 210.702 hectares no norte do país, onde o agronegócio avança às custas das florestas.

O desmatamento na Argentina

O ritmo de desmatamento, que cresceu 40% em relação ao ano anterior, rompe com o controle alcançado após a lei de 2007, e empurra o país para uma acelerada destruição ambiental.

O debate sobre esta proposta de reforma da Lei de Florestas evidencia a encruzilhada em que a Argentina se encontra: priorizar o crescimento econômico ou preservar seus recursos naturais.

A modificação legal permitiria o desmatamento de áreas protegidas, afetando potencialmente mais de 30 milhões de hectares.

Os especialistas alertam que a mudança poderia significar desmontar o atual sistema de proteção. Isso deixaria a maioria das florestas sem defesa efetiva, enquanto a falta de controle e financiamento insuficiente só agravam a situação.

O desaparecimento dessas florestas não afeta apenas o meio ambiente, mas também a biodiversidade, com espécies em perigo como o jaguareté, e a economia, desde a agricultura até a estabilidade dos recursos hídricos.

Esse dilema reflete a tensão entre avançar economicamente e proteger o meio ambiente, em um mundo cada vez mais consciente da crise climática global.

As decisões que a Argentina tomar nos próximos meses serão cruciais para o futuro de suas florestas nativas.

Compartí esta nota

Últimas notícias

Te pueden interesar
Te pueden interesar

Países Baixos acelera sua adaptação climática diante de ondas de calor cada vez mais intensas e frequentes

O aumento sustentado das temperaturas levou os Países Baixos...

San Juan enfrenta risco extremo de incêndios: proibições de fogueiras e pirotecnia, vigilância com drones na Espanha

Este ano, a tradicional celebração de São João enfrenta...

Portugal reforça prevenção contra incêndios florestais extremos: tempestades deixam milhares de árvores caídas como combustível

Portugal enfrenta um verão desafiador devido a incêndios florestais...