Argentina: o desmatamento aumenta 40% e é uma ameaça às florestas nativas

A Argentina enfrenta uma grave crise ambiental ao perder mais de 200.000 hectares de floresta em apenas um ano, em um contexto onde o desmatamento aumentou 40%.

A ameaça vai além dos números: uma proposta de reforma legal poderia colocar em risco milhões de hectares de floresta nativa.

De 2018 até 2024, o país viu desaparecer 1,4 milhões de hectares, o equivalente a apagar do mapa 70 cidades de Buenos Aires. Cientistas e ambientalistas classificam essa perda como um ponto de inflexão crucial na luta pela conservação.

Em regiões como o Gran Chaco, um ecossistema chave e altamente ameaçado na América do Sul, concentra-se grande parte desse desmatamento.

O avanço da agricultura, especialmente o cultivo de soja e a pecuária intensiva, é o principal responsável por essa situação.

A situação se agrava com incêndios provocados para liberar mais terras agrícolas. Em 2025, o desmatamento atingiu 210.702 hectares no norte do país, onde o agronegócio avança às custas das florestas.

O desmatamento na Argentina

O ritmo de desmatamento, que cresceu 40% em relação ao ano anterior, rompe com o controle alcançado após a lei de 2007, e empurra o país para uma acelerada destruição ambiental.

O debate sobre esta proposta de reforma da Lei de Florestas evidencia a encruzilhada em que a Argentina se encontra: priorizar o crescimento econômico ou preservar seus recursos naturais.

A modificação legal permitiria o desmatamento de áreas protegidas, afetando potencialmente mais de 30 milhões de hectares.

Os especialistas alertam que a mudança poderia significar desmontar o atual sistema de proteção. Isso deixaria a maioria das florestas sem defesa efetiva, enquanto a falta de controle e financiamento insuficiente só agravam a situação.

O desaparecimento dessas florestas não afeta apenas o meio ambiente, mas também a biodiversidade, com espécies em perigo como o jaguareté, e a economia, desde a agricultura até a estabilidade dos recursos hídricos.

Esse dilema reflete a tensão entre avançar economicamente e proteger o meio ambiente, em um mundo cada vez mais consciente da crise climática global.

As decisões que a Argentina tomar nos próximos meses serão cruciais para o futuro de suas florestas nativas.

Compartí esta nota

Últimas notícias

Te pueden interesar
Te pueden interesar

Desmatamento e mudanças climáticas ameaçam a estabilidade das florestas tropicais e sua vital biodiversidade

As florestas tropicais estão em uma encruzilhada preocupante, enfrentando...

Chile e Nações Unidas lançam plano para salvar o cacto Chilenito, joia endêmica em perigo crítico

O Chilenito (Eriosyce chilensis) é um cacto endêmico que...

França em alerta vermelho: onda de calor extrema afeta 39 milhões de pessoas e supera os 40 graus

França enfrenta uma onda de calor intensa que colocou...

Organizações ambientalistas exigem à Justiça a interrupção de um projeto de mineração sobre uma geleira

As organizações Associação de Advogados/as Ambientalistas, Greenpeace e Fundação...