As **auroras boreais** são o produto de um fenômeno natural que ocorre quando partículas carregadas do sol colidem com a atmosfera terrestre, gerando [um brilho luminoso e colorido](https://noticiasambientales.com/medio-ambiente/que-son-las-auroras-boreales-y-como-se-pueden-ver/). Na verdade, o ano de 2024 foi caracterizado pela presença dessas luzes coloridas, mas os especialistas garantem que **o próximo ano será um verdadeiro espetáculo cósmico**.
Os especialistas do **Painel de Previsão do Ciclo 25**, liderado pela NASA e pela NOAA, afirmam que o ponto mais alto será em 2025. Isso significa que **nos próximos meses haverá oportunidades únicas** para desfrutar dessas luzes do norte.
De acordo com a NASA, os ciclos do astro rei **podem durar cerca de 11 anos**, passando por períodos de calmaria e outros de maior intensidade. Nesse sentido, a agência espacial afirmou que o ciclo começou em dezembro de 2019 e desde então **sua atividade geomagnética vem aumentando**.
Na verdade, foram observadas tempestades solares “canibais”, que ocorrem quando uma tempestade solar atinge outra, provocando uma nuvem de gás que aumenta a ocorrência de auroras boreais. Além disso, é esperado que no próximo ano, **as erupções solares e as ejeções de massa coronal sejam mais frequentes**, o que as levará ao seu ponto mais alto.
Onde será possível ver as auroras boreais em 2025?
Os países mais afortunados serão a Lapônia finlandesa, Islândia, Suécia e Noruega, pois se tornarão os destinos ideais para testemunhar [este espetáculo de luzes do norte](https://noticiasambientales.com/turismo/los-6-lugares-para-ver-las-mejores-auroras-boreales-segun-national-geographic/). Inclusive, a Noruega **já está preparada para presenciar este evento cósmico**.
Mas também, o norte do Canadá e o Alasca são outros destinos que já estão preparados para receber essa **dança de luzes verdes, vermelhas, roxas, azuis e rosas**, sobre as montanhas nevadas e as florestas infinitas desses países. Nesse sentido, os Territórios do Noroeste do Canadá, no meio do “oval auroral”, se tornam um dos melhores lugares para apreciar esse maravilhoso fenômeno.
O termo “aurora boreal” foi criado em 1619 por **Galileu Galilei**, em homenagem à deusa romana da aurora, Aurora, e ao deus grego dos ventos do norte, Bóreas.
Já conhece nosso canal do YouTube? Inscreva-se!