Bacia Florestal Yabotí: o acordo para conservar a biodiversidade missioneira.

Más leídas

A Fundação Bosques Nativos Argentinos para a Biodiversidade, juntamente com a Engenheira Maya Takagi, representante na Argentina da Organização das Nações Unidas para a Alimentação (FAO) e Agricultura, desenvolveram um projeto para promover o desenvolvimento equilibrado entre a produção e a conservação da biodiversidade misionera.

O objetivo deste acordo é garantir a proteção dos ecossistemas locais, enquanto se promove o crescimento da economia florestal na província de Misiones. Para isso, será feito um diagnóstico, levantamento e análise de suas necessidades, a fim de desenvolver um plano de investimentos adequado ao progresso alcançado.

Outro objetivo deste projeto é reduzir o desmatamento, bem como diminuir as emissões de gases de efeito estufa. Por este motivo, serão implementadas diferentes estratégias sustentáveis para a gestão dos recursos florestais.

Um dos locais escolhidos para a implementação deste acordo é a Bacia Florestal Yabotí, composta por uma dúzia de atores da cadeia de valor florestal, incluindo proprietários de florestas, serrarias, carvoarias, entidades públicas e privadas, além de atores educacionais.

O acordo que busca proteger a biodiversidade da Bacia Yabotí, Misiones. Foto: Ministério do Turismo de Misiones. O acordo visa à conservação da biodiversidade misionera. Foto: Ministério do Turismo de Misiones.

Estratégias para uma produção sustentável

Entre os projetos apresentados no acordo está a proteção e restauração ambiental, que busca a repovoação do Jaguar na Reserva da Biosfera e melhorar a conectividade da floresta.

Também serão realizados trabalhos de monitoramento ambiental e controle do desmatamento, juntamente com projetos agroflorestais com comunidades mbya-guaraní, na produção de erva-mate, madeira certificada e mel.

Bacia Yabotí. Foto: Ministério do Turismo de Misiones. Bacia Yabotí. Foto: Ministério do Turismo de Misiones.

As principais características da Bacia Florestal Yabotí

A Reserva da Biosfera Yabotí foi designada pela UNESCO em 1995. Esta bacia está localizada nos municípios de San Pedro e Guaraní, na província de Misiones, com o objetivo de alcançar um modelo regional de sustentabilidade econômica, ambiental e social através da valorização dos recursos naturais e culturais, tendo como principais eixos a educação ambiental e a pesquisa.

Este local é composto por dois Parques Provinciais: Esmeralda e Moconá, os quais são protegidos legalmente para a conservação a longo prazo dos ecossistemas existentes; também a reserva da biosfera conta com o Parque Provincial Caá Yarí e com outras categorias de manejo que incluem a Reserva de Usos Múltiplos e a Reserva Natural Cultural Papel Misionero pertencente à empresa Papel Misionero Grupo Arcor. Também dentro da RBY está uma reserva pertencente à empresa Alto Paraná S. A. de 772 ha.

A população humana que habita a reserva é de 720 pessoas das Comunidades Mbya e 35 pessoas da colônia camponesa Pepirí miní. Neste sentido, o eixo central de trabalho é o diálogo de saberes para garantir uma justiça entre gerações, em relação ao aproveitamento e uso dos recursos naturais, bem como os serviços ambientais e elementos essenciais para uma melhor qualidade de vida.

Fonte: Primera Edición.

Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!

Últimas noticias

A aliança de duas organizações para promover a alimentação saudável e sustentável em todo o país.

Bancos de Alimentos Argentina e o programa Alimentando el Mañana estão avançando na primeira etapa de seu plano conjunto....

Noticias relacionadas