Erosão costeira: a perda de praias na província de Buenos Aires se aprofunda.

Más leídas

Durante os últimos anos, um evento incomum despertou o alerta dos especialistas das regiões costeiras, visto que, há algum tempo, as praias da província de Buenos Aires sofrem com a perda de espaço. Isso se deve ao fato de que, com o passar do tempo, a erosão costeira fez com que se perdesse cerca de um metro por ano.

Embora seja verdade que a erosão do solo seja um fenômeno natural, devido às tempestades do sudeste, o que não é normal é a velocidade com que esse fenômeno está ocorrendo.

De fato, um dos fatores dessa aceleração da erosão seria o avanço da urbanização, acompanhado da concentração de balneários, das defesas costeiras mal planejadas e outras questões que afetam as praias de Mar Chiquita, Villa Gesell, Necochea e Pinamar, sendo esta a mais degradada.

Nesse sentido, o Instituto de Pesquisas Marinhas e Costeiras encarregou-se de apresentar o relatório sobre os avanços da erosão nas praias de Buenos Aires ao Ministério do Meio Ambiente da Província de Buenos Aires, que deve tomar as medidas necessárias para frear a erosão costeira.

¿O que é a erosão do solo e quais são suas consequências?

De acordo com os especialistas, a erosão do solo é o desgaste da camada superficial do solo, que ocorre devido ao vento, água ou ação humana. Essa perda de solo fértil tem consequências como desertificação, perda de biodiversidade e contaminação da água.

Entre as causas, podem-se encontrar fatores naturais como água, vento ou gravidade. Mas também pode ser causada por atividades humanas como urbanização, agricultura intensiva, estradas e desmatamento. Esse fenômeno pode ter consequências como:

– Diminuição da produtividade do solo, afetando a produção agrícola.
– Contaminação das fontes de água.
– Desertificação.
– Afeta a biodiversidade dos ecossistemas e gera perda de habitat.

Fonte: Diário El Día de La Plata

¿Já conhece nosso canal do YouTube? Inscreva-se!

Últimas noticias

Crueldade disfarçada de receita viral: o lado sombrio por trás da forma como os caranguejos são cozidos.

Uma usuária do TikTok se tornou viral por um motivo muito distante de ser gastronômico. Em seu vídeo, aparentemente...

Noticias relacionadas