O incêndio no Parque Nacional Nahuel Huapi, ativo desde quarta-feira, já devastou pelo menos 1800 hectares de vegetação nativa. O fogo está concentrado nas proximidades do lago Los Manzanos, entre as montanhas Alcorta, Colorado, Bastión e o fundo do lago Martin.
Representa um desafio devido às condições climáticas adversas e à difícil topografia do terreno.
Incêndio no Parque Nacional Nahuel Huapi: atualização
A situação do incêndio no Parque Nacional Nahuel Huapi.
O fogo começou na quarta-feira passada. Devido às condições climáticas adversas do dia anterior, o fogo avançou em direção à parte norte do lago Martin, atingindo uma área previamente afetada por um incêndio em 2022, onde são registrados múltiplos focos de calor.
Por questões de segurança, foi determinado o fechamento das trilhas localizadas nas áreas sul e central da região protegida.
Como os brigadistas estão trabalhando
Para planejar as ações operacionais e analisar tecnicamente o comportamento do fogo, a área afetada foi dividida em setores da seguinte forma:
• Setor 1: Los Manzanos (cauda do incêndio)
• Setor 2: Laguna Quetro (entre Cerro Alcorta e Cerro Colorado)
• Setor 3: Cerro Colorado
• Setor 4: Cerro Bastión
Neste fim de semana, são 69 os agentes da Administração de Parques Nacionais (APN) destacados para combater o incêndio.
Entre eles, 27 brigadistas, três membros de pessoal logístico do Departamento ICE, cinco guardas-parques, um assistente médico, um de Gestão de Risco da APN Central, três pessoal de infraestrutura, oito da administração, 20 agentes da Direção de Combate a Incêndios Florestais e Emergências (Dlife) e um motorista para transporte dos brigadistas.
Também participam 17 brigadistas do Serviço de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (Splif) de Río Negro: sete da central de El Bolsón e dez da central de Bariloche.
Enquanto isso, o pessoal da Gendarmería Nacional está fornecendo segurança no heliporto em Pampa del Toro, na ruta 40.
Como os brigadistas estão trabalhando.
A operação também envolve pessoal da Proteção Civil Bariloche e está sendo utilizado neste momento dez meios terrestres e quatro meios aéreos do Serviço Nacional de Manejo do Fogo.
Assim, há dois helicópteros (Bell 412 e Bell 407) e dois aviões bombardeiros (em prontidão).
Os recursos mobilizados:
- Pessoal: 64 agentes da Administração de Parques Nacionais (APN), incluindo brigadistas, técnicos e pessoal logístico, juntamente com equipes de instituições como o Exército, Gendarmería, Prefectura e bombeiros voluntários.
- Meios terrestres: 19 veículos, incluindo caminhões e embarcações.
- Meios aéreos: Dois helicópteros Bell, dois aviões bombardeiros AT-802 e um Boeing 737, que realizam constantes despejos de água nos focos mais perigosos.
Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!