Parques Nacionais denuncia penalmente um caminhoneiro por fazer pichações na Rota 237

A Administração de Parques Nacionais denuncia e iniciou ações legais após a viralização de registros onde se observa o motorista vandalizando rochas dentro da área protegida do Nahuel Huapi.

A Administração de Parques Nacionais (APN) formalizou uma denúncia contra um caminhoneiro por pichações na Rota 237, depois que se tornaram públicos diversos registros audiovisuais que capturaram atos de vandalismo sobre o patrimônio natural.

O incidente ocorreu em um trecho do corredor nacional que atravessa o Parque Nacional Nahuel Huapi, onde o motorista do veículo de grande porte danificou formações rochosas com grafites, afetando a integridade da paisagem protegida.

A ação judicial, impulsionada pelas autoridades do organismo, surge como resposta imediata à difusão de imagens nas redes sociais.

Nessas provas pode-se identificar tanto o caminhão quanto o indivíduo responsável pelas inscrições sobre as pedras. Segundo informaram da instituição, esse tipo de conduta constitui uma violação direta à Lei 22.351 (Lei de Parques Nacionais), a qual garante a conservação dos ecossistemas e recursos culturais sob jurisdição federal.

A equipe legal da APN apresentou as evidências correspondentes para que a justiça federal identifique formalmente o infrator e determine as sanções pertinentes.

O organismo sublinhou que essas ações não só representam um dano estético ao entorno, mas implicam um impacto ambiental negativo que requer processos de remediação específicos para devolver o estado natural às superfícies intervencionadas.

Parque Nacionales realiza a denúncia

Com esta denúncia contra um caminhoneiro por pichações na Rota 237, as autoridades buscam estabelecer um precedente firme contra o vandalismo em zonas de conservação.

Do Parque Nacional Nahuel Huapi lembraram aos visitantes e transportadores que o cuidado das áreas protegidas é uma responsabilidade compartilhada, e que se manterá uma política de “tolerância zero” diante de atos que atentem contra a biodiversidade e a beleza cênica da Patagônia argentina.

Compartí esta nota

Últimas notícias

Te pueden interesar
Te pueden interesar

Uma nova ordenação no Parque Nacional Pre-Delta que fortalece a conservação do Espinal e seus ecossistemas

A conservação dos ecossistemas naturais ganhou uma nova ferramenta...

Salgueiro Criollo: uma universidade da Patagônia conseguiu resgatar uma espécie nativa à beira da extinção

Em 2018, a UFLO Universidad apresentou seu projeto “Redes...

Do esplendor à crise: o desafio de recuperar o lago Poopó, um dos ecossistemas mais afetados da Bolívia

Os lagos desempenham um papel essencial no equilíbrio ambiental...