Um estudo recente revelou uma realidade cruel. De ter mais árvores, poderiam ter sido salvas mais de um milhão de vidas nas cidades.
Não se trata apenas de detalhes ou decoração do ambiente urbano. Mas sim de ter uma enorme influência na saúde pública ao nos manter mais frescos.
As árvores poderiam ter salvo mais de um milhão de vidas
O estudo calculou que o aumento da vegetação em áreas urbanas em 30% poderia ter evitado mais de um terço de todas as mortes relacionadas ao calor no mundo.
Isso entre 2000 e 2019. No total, 1,16 milhão de vidas poderiam ter sido salvas com mais vegetação durante este período de 20 anos.
O estudo de modelagem dos pesquisadores da Universidade Monash de Melbourne é o primeiro a calcular duas variáveis. O efeito refrescante nas temperaturas diárias e seu efeito modificador na relação calor-mortalidade.
“Isto nos proporciona uma avaliação mais abrangente de seus benefícios para mitigar a mortalidade relacionada ao calor”, afirma o professor Yuming Guo, diretor do estudo.

“Estes resultados indicam que preservar e ampliar o verde poderiam ser estratégias potenciais para reduzir a temperatura e mitigar os efeitos na saúde da exposição ao calor”, acrescentou.
Como as árvores urbanas salvam vidas?
A exposição ao calor é, cada vez mais, uma ameaça importante para a saúde pública devido às mudanças climáticas provocadas pelo homem.
Entre 2000 e 2019, as altas temperaturas estiveram relacionadas a meio milhão de mortes por ano, o que representa 0,91% de todas as mortes mundiais.
Segundo o estudo realizado em cidades europeias, o aumento nos níveis de vegetação em 10%, 20% e 30% teria reduzido as temperaturas médias diárias em 0,08ºC, 0,14ºC e 0,19ºC, respectivamente.
Isso, por sua vez, poderia ter evitado 0,86, 1,02 e 1,16 milhão de mortes, o que representa 27,2%, 32,2% e 36,7% de todas as mortes relacionadas ao calor entre 2000 e 2019.
Os números
Segundo o modelo, o efeito positivo de uma maior vegetação dependia de uma série de fatores, como o tipo de clima e a composição socioeconômica e demográfica de uma cidade específica.
Os benefícios das árvores.
Se o nível de vegetação aumentar em 30%, a média de vidas salvas entre 2000 e 2019 é de 396.955 na Europa. A Ásia é o continente que mais vidas salva, com 527.989. Mais especificamente, são as áreas urbanas do sul da Ásia, leste da Europa e leste da Ásia que teriam