Trelew declarada “Cidade dos Pântanos”: o que isso implica

Más leídas

Depois de vários anos de trabalho para conseguir o título, Trelew conseguiu recentemente se consagrar oficialmente como “Cidade dos Pântanos“. Foi determinado assim pela Convenção de Ramsar, e se tornou uma das primeiras da América Latina a obter esse reconhecimento.

Valdivia, no Chile, também possui essa certificação. Ela reconhece o compromisso dos distritos com a gestão e conservação de seus pântanos.

No caso da cidade de Chubut, o trabalho na Reserva Natural Laguna Cacique Chiquichano foi destacado.

Cidade dos Pântanos: o reconhecimento para Trelew

O Comitê Consultivo Independente sobre Acreditação de Cidades de Pântanos, durante a 64ª reunião do Comitê Permanente, decidiu a incorporação de Trelew nessa categoria.

O programa de Acreditação de Cidades de Pântanos, introduzido em 2015, incentiva as cidades a reconhecerem a importância de seus pântanos, sejam eles naturais ou criados pelo ser humano, e a se comprometerem com sua proteção.

Essa certificação reconhece o compromisso das cidades com a gestão e conservação de seus pântanos sob a Convenção de Ramsar, um tratado intergovernamental adotado em 1971 na cidade iraniana de mesmo nome.

Trelew candidatou seu sistema lagunar como local RAMSAR, que engloba a Reserva Natural Laguna Cacique Chiquichano e as lagoas a leste da cidade.

Pântanos A importância dos pântanos.

Para o processo de candidatura, contou-se com o aconselhamento de professores e pesquisadores da Universidade Nacional da Patagônia San Juan Bosco, além de iniciativas junto à Subsecretaria de Meio Ambiente do Governo Nacional, que encaminhou ao Ministério das Relações Exteriores a aprovação para a candidatura de Trelew.

O que são os pântanos

Os pântanos são grandes extensões de terra cobertas por água, de forma permanente ou sazonal.São ecossistemas em si mesmos, desempenhando um papel fundamental para a natureza e para as pessoas.

Entre suas características:

  • São habitats de muitas espécies de plantas e animais.
  • Mitigam inundações e secas.
  • São fontes de água para consumo humano e vida selvagem.
  • Armazenam carbono, ajudando a combater as mudanças climáticas.
  • São locais de grande valor cultural, arqueológico e histórico.
  • São fontes de alimentos, materiais e medicamentos.
  • São destinos turísticos e recreativos.

Os pântanos e a problemática em mais de 170 países

Dia Mundial dos Pântanos A importância dos pântanos no mundo.

O deterioração dos pântanos no mundo é um problema que cresceu nos últimos anos e já existem graves registros da situação. De acordo com as estatísticas das Nações Unidas, 177 países membros são exemplos disso.

Isso se traduz em um alerta vermelho quando se fala em objetivos de mitigação e luta contra as mudanças climáticas, já que esses ecossistemas são vitais como sumidouros de CO2. Além disso, estima-se que 40% das espécies do mundo vivam nesses espaços.

A agricultura, urbanização, desmatamento e atividades industriais são as principais causas do deterioro.

Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!

Últimas noticias

Iniciativas da sociedade civil para a proteção do urso de óculos.

O urso-de-óculos ou urso-andino (Tremarctos ornatus) é a única espécie de urso que habita na América do Sul e...

Noticias relacionadas