Na Faixa de Gaza, uma ONG neerlandesa se destaca porque salva animais da guerra. Eles arrecadam fundos para cuidar de cães, gatos ou burros nos territórios palestinos ocupados.
Trata-se de Animal Heroes, que enfrentou diariamente muitos obstáculos para iniciar seu projeto. Os voluntários trabalham nos territórios de Gaza e Cisjordânia desde 21 de janeiro.
Além disso, em breve abrirão a primeira clínica veterinária de emergência na cidade de Yenín, ao norte da Palestina, perto da fronteira com o Líbano.
Como trabalha a Animal Heroes, a ONG que salva animais da guerra

A organização de caridade Animal Heroes, sediada nos Países Baixos, busca aliviar o sofrimento animal nos territórios palestinos, apoiando a população local que cuida dos animais.
“A situação dos animais é terrível, porque desde 7 de outubro muitas pessoas (na Cisjordânia) estão desempregadas”, relatou Esther Kef, fundadora da ONG à Euronews.
Isso também resultou em um aumento da violência contra os animais. “Vimos vários animais totalmente despedaçados por pessoas sem motivo, apenas para expressar violência”, disse a voluntária.
Animal Heroes apoia o Refúgio de Belém, o único registro de caridade na Cisjordânia fundado por outra amante dos animais, Diana Babish. Mas, desde novembro de 2023 até agora, Kef garante que a deterioração foi evidente.
Projetado para 100 animais, o abrigo agora abriga cerca de 200 cães. As cercas externas tiveram que ser fechadas depois que Babish percebeu que as pessoas vinham à noite para feri-los e envenená-los.
A violência e o desrespeito aos animais estão aumentando

O número de animais atropelados nas ruas também triplicou, de acordo com os veterinários contratados pela Animal Heroes. “Como nota positiva, agora os jovens estão começando a trazer os animais abandonados nas ruas que foram atropelados”, acrescentou Kef.
Sua organização de caridade também se associou à Universidade de Belém e ao Ministério da Educação para lançar um programa de conscientização voltado para as crianças, com o objetivo de promover e educar sobre o bem-estar animal.
Como a clínica veterinária ajuda os animais?
Estima-se que em Yenín haja cerca de 2000 cães de rua, mas nenhuma organização se dedicava até agora ao seu cuidado. Babish recebe todos os dias chamadas de pessoas de Yenín que relatam ter encontrado um cachorro ou gato ferido.
Com a ambição de tratar cerca de 150 animais por mês de toda a Cisjordânia, espera-se que os cuidados médicos representem 3500 euros mensais em contas para a organização de caridade.
A Animal Heroes solicita doações para cobrir o fornecimento de antibióticos e outros itens de primeiros socorros, bem como para adquirir equipamentos mais avançados como um aparelho de raio-X.