Luis Schmidt, presidente da Cooperativa de Eletricidade e Serviços Públicos de Sierra de la Ventana (COOPERSIVE), destacou a importância do crédito de 72 milhões concedido pelo Governo da província de Buenos Aires através do Trust Fuerza Solidaria.
Este apoio financeiro destina-se a fortalecer a economia solidária através da melhoria da infraestrutura, aquisição de maquinaria e projetos-chave, beneficiando cooperativas em Tornquist, Pilar, San Antonio de Areco e Almirante Brown.
Implementação de Projetos na COOPERSIVE
A COOPERSIVE destinará os fundos para comprar um gerador de 40 KVA para garantir o funcionamento contínuo do sistema de internet em caso de cortes de eletricidade. Atualmente, a COOPERSIVE fornece serviços de eletricidade, internet, televisão a cabo e serviços funerários para 3.400 usuários.
Projeto de Anelamento Elétrico e Desafios
Além do gerador, a COOPERSIVE está finalizando um projeto de anelamento elétrico para minimizar os cortes de energia. No entanto, eles enfrentam desafios devido à dependência de um único fornecedor de energia (EDES) e estão impulsionando um projeto integrado para construir uma linha de 132 KVA com subestação.
A Cooperativa Cartoneros Unidos, conhecida como “Recicla Brown”, usará o crédito para concluir sua planta de tratamento de resíduos. Isso inclui a construção de um Centro Verde com vestiários, banheiros e uma cantina comunitária, além da instalação de maquinaria para otimizar a reciclagem. O crédito permitirá superar limitações e melhorar a qualidade de vida dos seus 200 recuperadores urbanos.
Benefícios da Planta de Tratamento
A planta permitirá processar até 100 toneladas de resíduos diariamente, beneficiando os trabalhadores, o meio ambiente e a comunidade. O Recicla Brown também planeja criar um espaço de cuidado para os filhos dos recuperadores e gerar valor agregado aos materiais recicláveis.
Tanto em Sierra de la Ventana como em Almirante Brown, as cooperativas enfrentam desafios devido às políticas de ajuste do Governo nacional e à falta de investimento em infraestrutura. De Almirante Brown, destacam a importância de considerar a reciclagem como uma política de Estado para mitigar as consequências do mau gerenciamento de resíduos.
Os 72 milhões de pesos distribuídos pela província de Buenos Aires representam uma oportunidade para que as cooperativas potencializem suas atividades e enfrentem os desafios atuais, beneficiando suas comunidades e contribuindo para o desenvolvimento sustentável.
Já conhece nosso canal do YouTube? Inscreva-se!