Uma alerta ambiental acendeu no Paraguai devido a um lixão a céu aberto. Segundo denúncias, os resíduos não estão sendo adequadamente tratados, o que preocupa fortemente devido aos perigos para a saúde, além da contaminação.
A 23 quilômetros de Posadas, na Praia Mbói Ka’e de Encarnación, Paraguai, encontra-se o aterro em questão. Fala-se em um “desastre ecológico”. O que dizem as autoridades.
Alerta ambiental no Paraguai: o lixão que ameaça a saúde e o ambiente
Em um relatório especial, O Noticiero de Canal 12 teve acesso ao local através de drones. Segundo detalhou o veículo local, conseguiu observar o estado do aterro onde são depositados os resíduos urbanos domiciliares, industriais e até hospitalares, sem aplicação de compactação do solo nem critérios ambientais.
O lixão em Encarnación. (Foto: O Noticiero- Canal 12)
Segundo o Ministério do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Mades), o lixão possui autorização e a obrigação de compactar o lixo. No entanto, os resíduos continuam a céu aberto sem nenhum tratamento.
Isso gerou um alarme entre os cidadãos, preocupados com a possibilidade de contrair doenças devido à situação. Gripe, triquinose, problemas estomacais e outras doenças poderiam ser apenas algumas das consequências.
A organização civil Contraloría Ciudadana denunciou que os líquidos do lixo infiltram-se completamente no solo. Isso afeta diretamente os recursos hídricos da comunidade devido à ausência de tubulações coletoras de líquidos lixiviados.
O valor de um Centro Verde Municipal
Perla Riveros, presidente da organização, resumiu os pontos de denúncia. “Os vereadores municipais, o que seria o mesmo que o Conselho de Deliberantes de Posadas, viajaram até a província para buscar um sistema de remediação. Aqui em Posadas eles têm um sistema modelo na coleta e tratamento de resíduos”, afirmou.
“O que temos que fazer é um trabalho conjunto para buscar o bem comum”, acrescentou.
Em Posadas opera o Centro Verde Municipal, localizado em Nemesio Parma. Trata-se de um dos pilares da economia circular na província e um símbolo a nível regional.
Nesse contexto, vereadores da cidade de Encarnación visitaram a província argentina para observar o modelo misionero e replicá-lo em sua comunidade.
O perigo dos lixões a céu aberto.
O Centro Verde Municipal é também um símbolo da importância da classificação adequada dos resíduos e de compreender como essa prática é essencial para a conservação dos recursos naturais e a redução de resíduos que, de outra forma, acabariam em aterros.
Entre suas instalações, destaca-se uma Planta de Classificação de Recicláveis, onde os materiais recicláveis são processados para posterior reutilização. Além disso, dedica-se ao processamento de restos de poda e ao compostagem, transformando os resíduos orgânicos em substratos.
Já conheces o nosso canal de YouTube? Subscreve!