Alerta ambiental no Paraguai devido a um lixão: o perigo para a saúde.

Más leídas

Uma alerta ambiental acendeu no Paraguai devido a um lixão a céu aberto. Segundo denúncias, os resíduos não estão sendo adequadamente tratados, o que preocupa fortemente devido aos perigos para a saúde, além da contaminação.

A 23 quilômetros de Posadas, na Praia Mbói Ka’e de Encarnación, Paraguai, encontra-se o aterro em questão. Fala-se em um “desastre ecológico”. O que dizem as autoridades.

Alerta ambiental no Paraguai: o lixão que ameaça a saúde e o ambiente

Em um relatório especial, O Noticiero de Canal 12 teve acesso ao local através de drones. Segundo detalhou o veículo local, conseguiu observar o estado do aterro onde são depositados os resíduos urbanos domiciliares, industriais e até hospitalares, sem aplicação de compactação do solo nem critérios ambientais.

O lixão em Encarnación. O lixão em Encarnación. (Foto: O Noticiero- Canal 12)

Segundo o Ministério do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Mades), o lixão possui autorização e a obrigação de compactar o lixo. No entanto, os resíduos continuam a céu aberto sem nenhum tratamento.

Isso gerou um alarme entre os cidadãos, preocupados com a possibilidade de contrair doenças devido à situação. Gripe, triquinose, problemas estomacais e outras doenças poderiam ser apenas algumas das consequências.

A organização civil Contraloría Ciudadana denunciou que os líquidos do lixo infiltram-se completamente no solo. Isso afeta diretamente os recursos hídricos da comunidade devido à ausência de tubulações coletoras de líquidos lixiviados.

O valor de um Centro Verde Municipal

Perla Riveros, presidente da organização, resumiu os pontos de denúncia. “Os vereadores municipais, o que seria o mesmo que o Conselho de Deliberantes de Posadas, viajaram até a província para buscar um sistema de remediação. Aqui em Posadas eles têm um sistema modelo na coleta e tratamento de resíduos”, afirmou.

“O que temos que fazer é um trabalho conjunto para buscar o bem comum”, acrescentou.

Em Posadas opera o Centro Verde Municipal, localizado em Nemesio Parma. Trata-se de um dos pilares da economia circular na província e um símbolo a nível regional.

Nesse contexto, vereadores da cidade de Encarnación visitaram a província argentina para observar o modelo misionero e replicá-lo em sua comunidade.

Lixões O perigo dos lixões a céu aberto.

O Centro Verde Municipal é também um símbolo da importância da classificação adequada dos resíduos e de compreender como essa prática é essencial para a conservação dos recursos naturais e a redução de resíduos que, de outra forma, acabariam em aterros.

Entre suas instalações, destaca-se uma Planta de Classificação de Recicláveis, onde os materiais recicláveis são processados para posterior reutilização. Além disso, dedica-se ao processamento de restos de poda e ao compostagem, transformando os resíduos orgânicos em substratos.

Já conheces o nosso canal de YouTube? Subscreve!

Últimas noticias

Crueldade disfarçada de receita viral: o lado sombrio por trás da forma como os caranguejos são cozidos.

Uma usuária do TikTok se tornou viral por um motivo muito distante de ser gastronômico. Em seu vídeo, aparentemente...

Noticias relacionadas