A banana é uma das frutas mais populares, pelo menos no país, graças aos seus múltiplos benefícios para a saúde em geral. No entanto, o que poucos sabem é que sua casca é tão benéfica quanto a fruta em si. Este suposto resíduo possui várias aplicações ocultas que podem transformar a rotina diária, que vão desde os cuidados do lar até a jardinagem.
O fato de reutilizar a casca não só promove práticas mais responsáveis e amigáveis com o meio ambiente, mas também as torna um recurso valioso tanto dentro quanto fora de casa.
Este resíduo pode ser usado para cozinhar carnes, pois ajuda a mantê-las suculentas e macias durante o cozimento, ou também para acelerar o amadurecimento de algumas frutas, como pode ser o caso do abacate. Neste último caso, seu alto teor de etileno contribui para regular o amadurecimento desta fruta, bastando colocá-la junto com vários pedaços de casca em uma bolsa fechada por 24 horas, ajudando a que esteja pronta para consumo em menos tempo.
Mas também pode ser usada como uma opção simples e econômica na limpeza do lar, já que é a parte interna da casca uma boa ferramenta para polir e dar brilho a artigos de couro, como bolsas, cintos ou sapatos.
Como limpar com casca de banana?
Além de só precisar da casca, este método é bastante prático e livre de produtos químicos especializados, já que consiste em esfregar a casca sobre a superfície a limpar e passar um pano seco até remover os resíduos de fruta e obter um resultado brilhante.
Mas seu uso não se limita às superfícies de couro, podendo também ser implementado em metais, modificando o método. Para isso, devem triturar a casca com um pouco de água para criar uma pasta que será aplicada em utensílios de prata ou outro tipo de material metálico. Isso ajudará a remover manchas e devolver o brilho original, oferecendo uma opção diferente, eficaz e sustentável.
A casca de banana tem vários usos úteis. Foto: Pixabay.É ideal para o jardim
A casca de banana é uma ferramenta essencial para o cuidado do jardim, tornando-se um recurso inestimável devido ao seu alto teor de potássio e outros nutrientes essenciais que a tornam um excelente fertilizante natural.
Estes resíduos podem ser triturados e misturados ao solo, pois ajudarão a enriquecê-lo, fortalecendo o crescimento saudável das plantas. Além disso, também pode ser utilizado na compostagem, pois se decompõem rapidamente e fornecem uma grande quantidade de nutrientes ao substrato.
Por outro lado, é uma boa ferramenta para repelir pragas. Para isso, basta colocar pedaços de cascas ao redor das plantas, pois funcionam como uma barreira natural e livre de produtos químicos.
Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!