A Cidade conclui o Plano de Arborização 2024 com o plantio de mais de 18.000 árvores

Más leídas

O governo da cidade, através do Ministério do Espaço Público e Higiene Urbana, completou 100% das plantações programadas em seu **Plano de Arborização** 2024.

Este ano, a Cidade alcançou a meta de **18.074 novas árvores plantadas**, um aumento de 50% em relação a 2023, graças a um [reforço adicional destinado a mitigar as perdas ocasionadas](https://noticiasambientales.com/medio-ambiente/los-arboles-de-jacarandas-tineron-buenos-aires-de-violeta/) pelas **fortes tempestades** de dezembro de 2023.

“Cumprimos o prometido, **plantar três árvores para cada uma que caiu** na tempestade de quase um ano atrás. Além disso, **devido às mudanças climáticas, a quantidade de chuva aumentou em 11%** e as chuvas torrenciais se tornaram muito frequentes. Diante desse problema, ter árvores, que também retêm água, garante uma maior capacidade de absorção e isso também ajuda muito. Hoje temos uma **melhor arborização**”, afirmou o Chefe de Governo, Jorge Macri.

Das 18.074 plantadas este ano, 15.000 estavam originalmente previstas no **Plano Mestre de arborização** e 3.074 foram adicionadas por decisão do governo da cidade para atenuar o impacto sofrido durante a tempestade de 17 de dezembro de 2023. Isso representa mais de um **20% de aumento em relação às plantações dos últimos anos**. Se compararmos exclusivamente com o plantio de 2023, o aumento é de 50%.

“O cuidado do **patrimônio natural** é uma prioridade para nossa gestão. Plantar novas árvores não apenas embeleza a cidade, mas também melhora a qualidade do ar, regula a temperatura e gera **espaços mais saudáveis para se viver**. Recuperamos o que foi perdido nas tempestades e continuamos fortalecendo nossa arborização diante de **desafios climáticos** cada vez mais complexos”, destacou Ignacio Baistrocchi, ministro do Espaço Público e Higiene Urbana.

## Mais árvores em todas as comunas

O **Plano de Arborização** 2024 foi executado entre maio e novembro. Os meses mais quentes devem ser evitados para não gerar estresse excessivo no transplante das **novas árvores**.

As plantações foram realizadas nos **espaços verdes das comunas** e nas floreiras localizadas nas vias públicas. O plano incluiu:

– 7.500 novas floreiras construídas nas calçadas das 15 comunas.
– 6.131 floreiras vazias identificadas e repovoadas.
– 4.443 árvores plantadas nos espaços verdes, respeitando o design paisagístico original desses locais.

Vale ressaltar que foram plantadas **30 espécies diferentes de árvores** de acordo com o Plano Mestre vigente e as características e necessidades de cada corredor urbano. Neste ano, as cinco espécies mais plantadas foram: **jacarandá, plátano, tilo, crespón e fresno americano**.

Plano de arborização 2024 da Cidade de Buenos Aires
Plano de arborização 2024 da Cidade de Buenos Aires

## A importância da manutenção e expansão da arborização na Cidade

As diretrizes deste **Plano de Arborização 2024** surgiram a partir do Plano Mestre de Arborização da Cidade, que orienta os **protocolos de plantio**, manutenção e poda, e garante um planejamento estratégico para proteger e expandir a biodiversidade urbana.

Segundo o último censo, **a Cidade conta com um total de 430.000 árvores**, distribuídas entre a arborização viária e os espaços verdes. As comunas, por meio da Subsecretaria de Gestão Comunal do Ministério do Espaço Público e Higiene Urbana, são responsáveis por sua manutenção.

Estima-se que uma árvore média, como as utilizadas na arborização viária, demora entre 15 e 20 anos para atingir um tamanho que lhes permitirá fornecer serviços como **redução do calor urbano, aumento do armazenamento de carbono e melhoria da qualidade do ar**. Quando atingem a maturidade, entre 40 e 50 anos, elas contribuirão com o máximo de benefícios ecossistêmicos para todos os moradores e visitantes da Cidade.

Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!

Últimas noticias

Rafaela torna-se uma cidade livre de fogos de artifício sonoros para festas inclusivas.

A Prefeitura de Rafaela relançou a campanha de conscientização enquadrada na Ordenança Nº 5.081 de 2016, que declara a...

Noticias relacionadas