Costa Rica avança em seu objetivo de alcançar a neutralidade de carbono até 2050, promovendo investimentos em infraestruturas verdes e energia renovável. Sua estabilidade política e altos índices de sustentabilidade posicionam o país como líder na região centro-americana e latino-americana.
Sob a supervisão do Ministério do Meio Ambiente e Energia (MINAE) e o Ministério da Saúde, Costa Rica impulsiona várias iniciativas de infraestrutura hídrica, uma delas é o Projeto Paacume (Rio Tempisque e comunidades costeiras), cujo objetivo é distribuir água em áreas de Guanacaste afetadas por secas. Para isso, será necessário utilizar componentes como reservatórios, canais de distribuição, uma usina hidrelétrica e redes de condução, o que requer um investimento de 457 milhões de dólares, com financiamento do BCIE.
O outro projeto é o de Saneamento e controle de inundações em Limón. Este requer uma expansão do saneamento básico com um investimento de 42,3 milhões de dólares, e a canalização do rio Limoncito com um orçamento de 14,3 milhões de dólares. Também, encontra-se a iniciativa PAAM – Abastecimento para o Aqueduto Metropolitano. Esta obra envolve tubulações, uma estação de tratamento de água potável e tanques de armazenamento, beneficiando mais de 600 mil pessoas e, indiretamente, 1,4 milhões, com um financiamento de 399 milhões de dólares do BCIE.
Por último, temos o projeto RANC-EE – Redução do índice de água não contabilizada, cujo objetivo é o de melhorar a eficiência hídrica e energética. Para isso, será implementado um plano de ação que inclui a substituição de 700 km de tubulações e otimização de estações de bombeamento. Esta iniciativa representa um investimento de 162 milhões de dólares, com a participação de fundos do BCIE, AyA e cooperação alemã.
Oportunidades para empresas espanholas e infraestruturas verdes e sustentáveis
As empresas espanholas, com sua sólida reputação em design e gestão de projetos na América Latina, têm grandes oportunidades para liderar e executar essas iniciativas em Costa Rica, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do país.
Os benefícios dessas iniciativas
As infraestruturas verdes e sustentáveis têm muitos benefícios, incluindo:
- Reduzem a poluição: Melhoram a qualidade do ar e reduzem as emissões de carbono.
- Contribuem para a conservação da biodiversidade: Protegem espécies e habitats, e permitem a migração de espécies.
- Melhoram a qualidade de vida: Ajudam as pessoas a se sentirem melhor emocionalmente e a aumentar sua atividade física.
- Promovem a interação social: São locais de recreação e lazer, enriquecendo a vida cultural e comunitária.
- Contribuem para o crescimento econômico: São um pilar da nova economia, baseada na sustentabilidade e ação climática.
- Criam empregos verdes: O desenvolvimento de energias renováveis, por exemplo, pode gerar novos empregos.
- Reduzem as desigualdades: Podem ajudar as pessoas a ter acesso a água potável, saneamento e redes de transporte.
- Melhoram a resiliência às mudanças climáticas: São uma rede de espaços e elementos que ajudam a se adaptar aos efeitos das mudanças climáticas.
Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!