No Encontro de Promotores, participaram forças de segurança, membros do Ministério Público, órgãos com jurisdição na preservação do meio ambiente e público em geral.
Na sexta-feira, 14 de março, Goya foi sede do Segundo Encontro de Promotores Rurais e Ambientais de Corrientes, com o apoio do órgão. No evento participaram forças de segurança, promotores especializados, público em geral e órgãos governamentais com jurisdição na preservação do meio ambiente.
“O primeiro objetivo desses encontros é compartilhar experiências de cada um de seus promotores e em segundo lugar, estamos elaborando um protocolo de atuação para delitos específicos como os rurais e ambientais e em terceiro lugar, foi analisada uma decisão recente do Superior Tribunal sobre caça furtiva e treinamento para as forças de segurança”. Declarou ao Noticias Ambientales, o Dr. Gerardo Cabral, Promotor Rural e Ambiental de Corrientes.
Anunciou-se que o terceiro Encontro de Promotores está previsto para o mês de junho.
No início, o anfitrião, o Dr. José Omar Caseré, fez o discurso de abertura do encontro e agradeceu a presença de todos, para então dar início às palestras.

As exposições começaram quando o Dr. Bordón, promotor de Esquina, começou a falar sobre os protocolos de atuação em delitos rurais e ambientais. Em seguida, os Drs. Gerardo Cabral e Juan Carlos Castillo discursaram sobre o crime de caça furtiva e analisaram decisões recentes sobre esse assunto.
Posteriormente, o Comissário Geral Walter Torres, chefe da Polícia Especializada, apresentou detalhes estatísticos do mapa criminal na província de Corrientes na mesma área.
Além disso, o Intendente de Parques e Reservas Provinciais, Walter Drews, divulgou detalhes e limites da recente reserva criada pela Lei da Reserva Natural Arroyo Ysoró, que foi visitada pelos promotores à tarde, guiados pelos guarda-parques e pela Prefeitura Naval Argentina.
O Encontro de Promotores também incluiu um passeio
No âmbito do Encontro de Promotores, foi realizado um passeio pelo Arroyo Ysoro, que foi declarado por lei, Parque Provincial e Reserva na localidade de Goya Corrientes. Os participantes do encontro foram acompanhados pelos guarda-parques responsáveis pela área protegida.
“Realizamos uma navegação pelo Rio Paraná e depois entramos na Reserva Provincial Ysoro, que é uma reserva criada por lei provincial para a preservação da biodiversidade daquele local, que possui restrições e foi criada há pouco tempo, e a província está focada em fortalecer a reserva, que é importante e está localizada às margens do Rio Paraná, no departamento de Goya“, acrescentou o Dr. Gerardo Cabral.
Nas conclusões finais, foram respondidas perguntas e consultas dos participantes, definindo que em junho será o terceiro encontro.
Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!