No Dia B Mar del Plata 2024: Mais de 1.100 pessoas se unem para impulsionar novas economias.

Más leídas

Sob o lema “Construindo soluções a partir do mercado”, para impulsionar novas economias, o Día B 2024 aconteceu na sexta-feira, 8 de novembro, no Hotel UTHGRA Sasso de Mar del Plata, com a participação de palestrantes destacados. O evento, declarado de Interesse Turístico e Cultural pelo Município de General Pueyrredon, contou com a presença de mais de 1.100 pessoas, entre os presentes e os que acompanharam por streaming. 

Organizado pelo Sistema B Argentina com o apoio do Município de General Pueyrredon, da Universidade Nacional de Mar del Plata e da consultora Kausana, o Día B é o Encontro Nacional do Movimento Global B que reúne os principais atores que estão impulsionando as novas economias em nosso país. Busca acelerar de forma coletiva para impulsionar novas economias a transição para um novo sistema econômico que coloque no centro de suas decisões o bem-estar das pessoas e do planeta.

Durante o Día B, os mais de 600 presentes e os mais de 500 que acompanharam por streaming ouviram líderes empresariais, funcionários públicos, referências de empresas, o CONICET, a Universidade Nacional de Mar del Plata e o Sistema B Argentina, que abordaram novas economias, transformação empresarial, colaboração público-privada e modelos de negócios de impacto, entre outros temas. 

Marina Arias, Diretora Executiva do Sistema B Argentina, foi quem deu as boas-vindas aos presentes, afirmando que “uma economia centrada nas pessoas e no planeta é possível”. “Que a força do mercado exista para resolver os problemas socioambientais que temos hoje é necessário”, disse a líder da ONG em nível local. 

Em seguida, subiram ao palco Fernanda Mierez e Pedro Friedrich, que compartilham a Copresidência do Sistema B Argentina. “O tempo de agir é agora e cada um de nós tem um papel crucial a desempenhar”, expressou Mierez. Friedrich, por sua vez, destacou a cidade de Mar del Plata por seu ecossistema de Triple Impacto.

Do setor público, os vereadores Guido García, Angélica González, Guido Núñez e Marianela Romero entregaram a Marina Arias a declaração de Interesse Turístico e Cultural do Día B. O prefeito do Partido de General Pueyrredon, Guillermo Montenegro, expressou: “Até alguns anos atrás, parecia contraditório pensar no mercado, no ambiente e no cuidado das pessoas. Hoje sabemos que é possível conjugar, transformar e gerar crescimento sustentável colocando as pessoas no centro. A responsabilidade é nossa: como pessoas, famílias, empresas. Devemos buscar ferramentas para que o cuidado seja efetivo e o negócio seja negócio”.

Alfredo Lazzeretti, Reitor da Universidade Nacional de Mar del Plata, falou sobre a urgência dos desafios sociais e ambientais. “A existência do Sistema B, esta maravilhosa organização que tenta promover a consciência no mercado, é extremamente valiosa. Não devemos nos enganar, a dicotomia entre Estado e mercado é falsa: são dois dispositivos que enfrentam de maneira complementar nossos desafios. Nós, da universidade, humildemente tentamos formar profissionais com essa visão de futuro”, disse. 

Também tomou a palavra Sandra Barrionuevo, Secretária de Assistência Social da UTHGRA, a União dos Trabalhadores do Turismo, Hotelaria e Gastronomia da República Argentina, que destacou a visão do Movimento B orientada ao Triple Impacto e ao cuidado das pessoas em particular. 

Em seguida, foi a vez da participação de líderes empresariais. Carolina Urrutia, Cofundadora da Empresa B chilena FreeMet, deu a palestra “Escalar o impacto a partir do mercado”, onde compartilhou alguns marcos de sua empresa, que fabrica produtos de limpeza e higiene pessoal livres de tóxicos e biodegradáveis. Além disso, amplia o impacto com iniciativas como a utilização de plástico reciclado em suas embalagens, venda a granel, produtos concentrados, caixas ecodesenhadas, entre outras. “Como bióloga, aprendi do método científico algo que hoje levo para minha empresa: a objetividade. Nos apaixonamos por nossos produtos e serviços, mas devemos olhá-los com objetividade: isso é o que o mundo precisa hoje?”, colocou a empresária B.

No painel “Negócios locais desafiando o paradigma”, moderado por Constanza Carrillo, Diretora de Comunidades do Sistema B Argentina, quatro empresários locais expuseram seus casos. Participaram Patricio Negro, Chef e Coproprietário de Sarasanegro (Empresa B Pendente) e Furia Puro Fuego, Déborah Sabsay, membro da Kausana Agência de Impacto e fundadora das Empresas B Lucenza e Kalmar Destilería, Julien Laurençon, Cofundador e CEO da Procens e a Dra. Ing. Vera Alvarez, Cofundadora da UNIBAIO, Presidente da FAN e Diretora do INTEMA e CONICET Mar del Plata. 

“Para mim é um sonho que isso esteja acontecendo em Mar del Plata, uma cidade que está se transformando de maneira ecossistêmica. Desde o setor público começou a se interessar mais, desde o privado também. No parque industrial há grandes empresas que estão nesse caminho e empreendedores que nascem com essa lógica. Nas cinco universidades e também nas escolas esses temas são abordados. Tudo isso nos levou a que Mar del Plata seja uma região de impacto”, disse Déborah Sabsay. 

A seguir, a Dra. Gisela Giardino, especialista em mamíferos marinhos, Pesquisadora do CONICET e Professora da UNMDP, e Camila Nahir Petrán Sayago, Professora de Yoga na Empresa B Luleå Mindful, desenvolveram o espaço “Somos oceano”, convidando os participantes a se conectar com a vida marinha e tomar consciência da importância de conservar e cuidar dos ecossistemas locais

Em seguida, foram realizadas as salas simultâneas, onde os participantes puderam escolher entre quatro espaços. O painel “Desplastificação e reciclagem: o desafio de deixar para trás os velhos modelos”, contou com a participação de Ana Guerello, Gerente de Sustentabilidade da Danone Argentina e Uruguai (Empresa B), Agustina Besada, Cofundadora e CEO da Unplastify (Empresa B) e National Geographic Explorer, Lucila Palacios Hardy, Responsável por Sustentabilidade e Triple Impacto da Farmacity, e foi moderado por Martín Jersonsky, Fundador e Gerente Geral da Ecofactory (Empresa B). 

Futuros Possíveis: sinais das Novas Economias”, foi uma conversa conduzida por Victor Mochkofsky, Co-Diretor da Plataforma de Introdu

Últimas noticias

Mais de 70 organizações rejeitaram a saída da Argentina da COP29.

Mais de 70 organizações ambientais e da sociedade civil rejeitaram a saída da Argentina da COP29. Através de um...

Noticias relacionadas