No Dia B Mar del Plata 2024: Mais de 1.100 pessoas se unem para impulsionar novas economias.

Más leídas

Sob o lema “Construindo soluções a partir do mercado”, para impulsionar novas economias, o Día B 2024 aconteceu na sexta-feira, 8 de novembro, no Hotel UTHGRA Sasso de Mar del Plata, com a participação de palestrantes destacados. O evento, declarado de Interesse Turístico e Cultural pelo Município de General Pueyrredon, contou com a presença de mais de 1.100 pessoas, entre os presentes e os que acompanharam por streaming. 

Organizado pelo Sistema B Argentina com o apoio do Município de General Pueyrredon, da Universidade Nacional de Mar del Plata e da consultora Kausana, o Día B é o Encontro Nacional do Movimento Global B que reúne os principais atores que estão impulsionando as novas economias em nosso país. Busca acelerar de forma coletiva para impulsionar novas economias a transição para um novo sistema econômico que coloque no centro de suas decisões o bem-estar das pessoas e do planeta.

Durante o Día B, os mais de 600 presentes e os mais de 500 que acompanharam por streaming ouviram líderes empresariais, funcionários públicos, referências de empresas, o CONICET, a Universidade Nacional de Mar del Plata e o Sistema B Argentina, que abordaram novas economias, transformação empresarial, colaboração público-privada e modelos de negócios de impacto, entre outros temas. 

Marina Arias, Diretora Executiva do Sistema B Argentina, foi quem deu as boas-vindas aos presentes, afirmando que “uma economia centrada nas pessoas e no planeta é possível”. “Que a força do mercado exista para resolver os problemas socioambientais que temos hoje é necessário”, disse a líder da ONG em nível local. 

Em seguida, subiram ao palco Fernanda Mierez e Pedro Friedrich, que compartilham a Copresidência do Sistema B Argentina. “O tempo de agir é agora e cada um de nós tem um papel crucial a desempenhar”, expressou Mierez. Friedrich, por sua vez, destacou a cidade de Mar del Plata por seu ecossistema de Triple Impacto.

Do setor público, os vereadores Guido García, Angélica González, Guido Núñez e Marianela Romero entregaram a Marina Arias a declaração de Interesse Turístico e Cultural do Día B. O prefeito do Partido de General Pueyrredon, Guillermo Montenegro, expressou: “Até alguns anos atrás, parecia contraditório pensar no mercado, no ambiente e no cuidado das pessoas. Hoje sabemos que é possível conjugar, transformar e gerar crescimento sustentável colocando as pessoas no centro. A responsabilidade é nossa: como pessoas, famílias, empresas. Devemos buscar ferramentas para que o cuidado seja efetivo e o negócio seja negócio”.

Alfredo Lazzeretti, Reitor da Universidade Nacional de Mar del Plata, falou sobre a urgência dos desafios sociais e ambientais. “A existência do Sistema B, esta maravilhosa organização que tenta promover a consciência no mercado, é extremamente valiosa. Não devemos nos enganar, a dicotomia entre Estado e mercado é falsa: são dois dispositivos que enfrentam de maneira complementar nossos desafios. Nós, da universidade, humildemente tentamos formar profissionais com essa visão de futuro”, disse. 

Também tomou a palavra Sandra Barrionuevo, Secretária de Assistência Social da UTHGRA, a União dos Trabalhadores do Turismo, Hotelaria e Gastronomia da República Argentina, que destacou a visão do Movimento B orientada ao Triple Impacto e ao cuidado das pessoas em particular. 

Em seguida, foi a vez da participação de líderes empresariais. Carolina Urrutia, Cofundadora da Empresa B chilena FreeMet, deu a palestra “Escalar o impacto a partir do mercado”, onde compartilhou alguns marcos de sua empresa, que fabrica produtos de limpeza e higiene pessoal livres de tóxicos e biodegradáveis. Além disso, amplia o impacto com iniciativas como a utilização de plástico reciclado em suas embalagens, venda a granel, produtos concentrados, caixas ecodesenhadas, entre outras. “Como bióloga, aprendi do método científico algo que hoje levo para minha empresa: a objetividade. Nos apaixonamos por nossos produtos e serviços, mas devemos olhá-los com objetividade: isso é o que o mundo precisa hoje?”, colocou a empresária B.

No painel “Negócios locais desafiando o paradigma”, moderado por Constanza Carrillo, Diretora de Comunidades do Sistema B Argentina, quatro empresários locais expuseram seus casos. Participaram Patricio Negro, Chef e Coproprietário de Sarasanegro (Empresa B Pendente) e Furia Puro Fuego, Déborah Sabsay, membro da Kausana Agência de Impacto e fundadora das Empresas B Lucenza e Kalmar Destilería, Julien Laurençon, Cofundador e CEO da Procens e a Dra. Ing. Vera Alvarez, Cofundadora da UNIBAIO, Presidente da FAN e Diretora do INTEMA e CONICET Mar del Plata. 

“Para mim é um sonho que isso esteja acontecendo em Mar del Plata, uma cidade que está se transformando de maneira ecossistêmica. Desde o setor público começou a se interessar mais, desde o privado também. No parque industrial há grandes empresas que estão nesse caminho e empreendedores que nascem com essa lógica. Nas cinco universidades e também nas escolas esses temas são abordados. Tudo isso nos levou a que Mar del Plata seja uma região de impacto”, disse Déborah Sabsay. 

A seguir, a Dra. Gisela Giardino, especialista em mamíferos marinhos, Pesquisadora do CONICET e Professora da UNMDP, e Camila Nahir Petrán Sayago, Professora de Yoga na Empresa B Luleå Mindful, desenvolveram o espaço “Somos oceano”, convidando os participantes a se conectar com a vida marinha e tomar consciência da importância de conservar e cuidar dos ecossistemas locais

Em seguida, foram realizadas as salas simultâneas, onde os participantes puderam escolher entre quatro espaços. O painel “Desplastificação e reciclagem: o desafio de deixar para trás os velhos modelos”, contou com a participação de Ana Guerello, Gerente de Sustentabilidade da Danone Argentina e Uruguai (Empresa B), Agustina Besada, Cofundadora e CEO da Unplastify (Empresa B) e National Geographic Explorer, Lucila Palacios Hardy, Responsável por Sustentabilidade e Triple Impacto da Farmacity, e foi moderado por Martín Jersonsky, Fundador e Gerente Geral da Ecofactory (Empresa B). 

Futuros Possíveis: sinais das Novas Economias”, foi uma conversa conduzida por Victor Mochkofsky, Co-Diretor da Plataforma de Introdu

Últimas noticias

Nova turbina eólica vertical com sistema que permite sua instalação em qualquer suporte.

Engenheiros franceses desenvolveram uma nova turbina eólica de eixo vertical com pás sincronizadas, uma estrutura otimizada e um sistema...

Noticias relacionadas