O Banco Mundial anunciou na quinta-feira que arrecadou cerca de 24.000 milhões de dólares para fornecer empréstimos e doações aos países mais pobres, o que resultará num recorde de 100.000 milhões de dólares em poder de compra total.
Detalhes da Arrecadação
Os países doadores comprometeram-se com 23.700 milhões de dólares para reabastecer o fundo de empréstimos do banco, conhecido como a Associação Internacional de Desenvolvimento (AID).
Esta contribuição representa um leve aumento em relação aos cerca de 23.500 milhões de dólares comprometidos na rodada de arrecadação há três anos.
O Banco Mundial pode utilizar este fundo para solicitar empréstimos nos mercados financeiros, permitindo alavancar até quatro vezes a arrecadação e desbloquear cerca de 100.000 milhões de dólares em novos empréstimos e doações.
Fundos para os Países mais Pobres
“Esses fundos serão destinados a apoiar os 78 países que mais precisam”, afirmou Ajay Banga, presidente do Banco Mundial. Esta arrecadação ajudará a fornecer “recursos para investir em saúde, educação, infraestrutura e resiliência climática“, além de contribuir para estabilizar as economias e criar empregos.
Quais são os Países mais Pobres?
O país mais pobre do mundo é Burundi, com o PIB per capita mais baixo de cerca de 280 euros por habitante. Em seguida, vêm Serra Leoa, Malawi, República Central, Madagascar, Somália, Sudão do Sul, Níger e Moçambique.
O melhor indicador para avaliar qual é o país mais pobre do mundo é o Produto Interno Bruto (PIB) per capita de cada país. Este indicador refere-se ao valor dos bens e serviços que uma economia produz num ano corrente para determinar a medida da atividade econômica de um país através da renda disponível por cada pessoa que nele habita.
Já conheces o nosso canal no YouTube? Subscreve-te!