A província de San Luis reforça seu compromisso com o transporte sustentável através da implementação do TUBI 2025 “Minha província em bicicleta”, uma iniciativa que busca promover a mobilidade ecológica e a educação viária entre os estudantes.
Através deste programa, milhares de estudantes receberão bicicletas como uma ferramenta para o transporte diário, promovendo um estilo de vida mais saudável e diminuindo a pegada de carbono.
Andar de bicicleta é benéfico para o ambiente porque não utiliza combustíveis fósseis, reduz a poluição e o ruído.
Não precisa de baterias ou eletricidade, diminui a demanda por produtos derivados do petróleo, evita resíduos de óleo e combustíveis que poluem a água, reduz os níveis de poluição do ar, como monóxido de carbono e óxidos de nitrogênio e enxofre, e contribui para uma cidade com ar mais limpo e menos ruído.

Fundamentalmente, é um transporte sustentável pois não emite gases de efeito estufa. Além disso, andar de bicicleta melhora a condição física, reduz os níveis de estresse e melhora o humor.
Aumenta a resistência e a energia, melhora o sistema respiratório e cardiovascular, reduz o risco de infartos ou problemas cerebrovasculares, tonifica os músculos, ajuda a manter a densidade óssea e protege do risco de desenvolver diabetes tipo 2.
Cicloturismo em San Luis: conectando com a natureza de maneira consciente
Um dos grandes benefícios da bicicleta é a conexão com o ambiente, permitindo uma mobilidade ativa e um maior contato com a natureza. Com cada pedalada, San Luis avança para um futuro mais limpo e sustentável, se posicionando como uma referência em mobilidade ecológica e conscientização ambiental.
Dentro das atividades recreativas em espaços naturais, o ciclismo é uma das opções com menor impacto ambiental. Sua prática consciente reduz a poluição tanto atmosférica quanto sonora, tornando-se uma das poucas atividades permitidas em áreas protegidas provinciais e parques nacionais.
Neste contexto, existem opções de cicloturismo na província, que permitem se aproximar da fauna sem causar transtornos, algo que não acontece com meios de transporte motorizados. Além disso, permite percorrer e conhecer mais lugares em menos tempo em comparação com o trekking, sem comprometer a integridade do ecossistema.
Outro dado importante é que a bicicleta é o veículo que menos erosão provoca no solo, pois não danifica estradas nem trilhas, preservando os espaços naturais e garantindo sua conservação a longo prazo.
Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!