Escapadas quentes no inverno: a Mesopotâmia argentina propõe termas, fauna, arte, selva tropical e muito mais.

Enquanto grande parte do país enfrenta baixas temperaturas no inverno, a Mesopotâmia argentina se torna um oásis térmico com máximas que ultrapassam os 25 °C em julho.

Ideal para aqueles que desejam escapar do frio sem se afastar muito, a região oferece uma variedade de opções que combinam termalismo, gastronomia, biodiversidade e cultura viva.

1. Entre Ríos: termas, passaporte e #ModoCarpincho

A província lançou sua temporada de inverno em Buenos Aires com a campanha #ModoCarpincho. Inspirada no símbolo de paz e natureza que esse animal representa. “Férias no modo capivara” resume a proposta: relaxamento termal, rotas do vinho, vida rural e história argentina, tudo próximo à província de Buenos Aires.

O Passaporte Entre Ríos, disponível para download no site oficial, oferece benefícios e descontos em parques termais, hospedagens e restaurantes. Localidades como Colón, Villa Elisa e San José promovem circuitos com várias piscinas (algumas a 32 °C), spa, gastronomia regional e propostas culturais relacionadas à história do país, como as estâncias de Urquiza ou as colônias de imigrantes.

2. Corrientes: estuários, chamamé e muita magia

Em guarani, payé significa magia, e Corrientes exibe esse encanto com propostas centradas nos Esteros del Iberá, um dos mais importantes pântanos da América do Sul. Acessíveis a partir de Colonia Carlos Pellegrini (Portal Laguna Iberá) ou Ituzaingó. Os estuários oferecem navegações entre jacarés, capivaras e veados do pântano, caminhadas guiadas e avistamento de mais de 400 espécies de aves.

O circuito é complementado pela gastronomia regional impulsionada pelos Chefs do Iberá. Um movimento que valoriza os sabores locais: chipás, guisados de cordeiro, pacu, doces e pudins de erva-mate.

Com máximas de até 27 °C em julho, é uma excelente opção para quem procura praias de areia clara, natureza exuberante e experiências culturais autênticas.

3. Chaco: esculturas, florestas e céus lendários

Resistência, capital do Chaco, é um museu a céu aberto com mais de 660 esculturas urbanas, sede da Bienal Internacional de Escultura e tesouros culturais como O Fogão dos Arrieiros. Mas o inverno também é o momento ideal para se aventurar no Parque Nacional El Impenetrable, onde acampamentos de luxo, acampamentos e eco-albergues oferecem uma imersão total no coração da floresta do Chaco.

De Villa Castelli até o local La Armonía, as viagens incluem exploração fluvial, caminhadas interpretativas e observação de fauna. Além disso, há outros destinos como Campo del Cielo —com restos de um dos maiores meteoritos do mundo—, as termas de Sáenz Peña ou o Parque Nacional Chaco. As temperaturas, entre 21 e 22 °C, ajudam a reconectar com o ambiente.

invierno
O Parque Nacional Iguazú é um lugar ideal para uma escapada de inverno

4. Misiones: selva, cultura e o poder da água

Com temperaturas de até 27 °C, Misiones oferece muito mais do que as Cataratas do Iguaçu. Puerto Iguazú, no extremo nordeste do país, se consolida como um destino vibrante de vida noturna, gastronomia local e atividades eco-culturais. Desde o Marco das Três Fronteiras até a feira de artesãos, a cidade convida a explorar com calma.

O Parque Nacional Iguazú requer pelo menos dois dias de visita para desfrutar do trem ecológico, trilhas, safáris fotográficos e navegação entre as cachoeiras.

Nos arredores, destacam-se a Reserva Yryapú —com lodges sustentáveis na floresta—, visitas a comunidades guarani e a imperdível Rota da Erva-Mate, onde é possível fazer degustações, conhecer fazendas e ver o processo produtivo em cooperativas locais.

Compartí esta nota

Últimas notícias

Te pueden interesar
Te pueden interesar

O impacto do turismo no mundo atual: as viagens sustentáveis já não são uma moda, mas uma necessidade

Viajar continua sendo sinônimo de descanso e desconexão, mas...

O ritual mais esperado na Patagônia: começa a temporada de baleias-francas-austrais em Chubut e Río Negro

Com a chegada do inverno austral, as baleias francas...

Parque Nacional Canaima: lar da Salto Ángel, a cachoeira mais alta do mundo

Nas profundezas do sudeste da Venezuela, estende-se um lugar...