O próximo dia 26 de setembro, a cidade de San Carlos de **Bariloche** sediará a quarta edição do “Fórum Debate Estado, Empresas e Sociedade: rumo a **políticas de inclusão**”.
Este evento se configura como um espaço de diálogo que busca a promoção de **consensos** sobre os desafios enfrentados pela região cordilheira da Patagônia.
Sob a organização do **Consenso Patagônia**, o evento reunirá representantes de órgãos governamentais, comunidades indígenas, empresas do setor privado e organizações da sociedade civil.
Segundo comunicado, o objetivo é desenvolver **propostas** concretas em relação às **problemáticas** que impactam a **região**, tais como o ordenamento territorial, a prevenção de incêndios florestais, a reconciliação social e o desenvolvimento produtivo.
Mais de 20 projetos avançaram para a segunda etapa do Programa **Empreendedoras** e Empreendedores **Rio Negro** 2025
Participação de autoridades e referentes em políticas de inclusão
Este encontro contará com a presença do governador de Rio Negro, **Alberto Weretilneck**, bem como de especialistas de diversos setores e a participação da Empresa IH Tech Labs.
Entre os principais eixos a serem discutidos, destacam-se:
– O reconhecimento das comunidades e a aplicação da Consulta Prévia, Livre e Informada, tema que será conduzido por Sonia Ochoa e Alejandro Collia, do Instituto Nacional de Assuntos Indígenas.
– A prevenção de incêndios florestais e sua detecção precoce, com contribuições de Juan Trebino (Consensos Patagônicos), da empresa SECURION e de Max Knüll, presidente da Fundação Tierras Patagônicas.
– A reconciliação com os povos indígenas, apresentada por Jonathan Sauvé, conselheiro de Assuntos Políticos, Econômicos e Públicos da Embaixada do Canadá.
– A participação das comunidades em projetos de energia renovável, com apresentações de Stella Zapata (membro da Comunidade Mapuche Millaqueo e presidente da Cla Nehuen Antu S.A.), juntamente com os sócios da Meliquina Desarrollos, Juan Dumas e Ramiro Fernández.
– Os processos de diálogo contínuos, onde será compartilhada a experiência de Jorge Retamal (ex-diretor da CONADI – Chile) e Guillermo Turner Olea (CMPC – Chile).
– As tendências jurisprudenciais em relação à questão indígena, uma análise que será fornecida por Mariano Sarmiento e José Luis Bianco (Consensos Patagônicos).
– O avanço em direção a uma política indígena que organize o território, por meio da exposição de Claudio Avruj, presidente do Instituto Nacional de Assuntos Indígenas.
O encerramento do fórum de políticas de inclusão estará a cargo do filósofo e analista político **Santiago Kovadloff**, que oferecerá uma reflexão sobre o papel do diálogo na construção de sociedades inclusivas.
O evento ocorrerá a partir das 9 horas no **Hotel Cacique Inacayal** (Juan Manuel de Rosas 625, Bariloche). A participação é gratuita, mas requer inscrição prévia que deve ser feita no site oficial ConsensoPatagonia.ar.
**Consenso Patagônia** é uma associação civil sem fins lucrativos composta por habitantes de Rio Negro, Neuquén e Chubut. Sua missão é visibilizar os **conflitos territoriais** e sociais que afetam a região, promovendo espaços de diálogo e a busca de **soluções pacíficas** dentro do **estado de direito**.




