Michael Reynolds é um arquiteto visionário que, em 1972, construiu sua primeira casa sustentável com lixo reciclado, conhecida como earthship ou NaveTerra.
Esse tipo de casas, promovidas pela organização Earthship Biotecture, baseiam-se no reciclaje de materiais e na auto-suficiência para uma construção sustentável.
Características das Earthships
As earthships são casas passivas feitas de materiais naturais ou reciclados, como pneus cheios de terra, latas de refrigerante e garrafas. Essas habitações são auto-suficientes e utilizam recursos locais disponíveis.
Elas contam com sistemas de ventilação próprios, maximizam a luz natural e possuem paredes densas que proporcionam isolamento acústico e térmico.
Sistemas Integrados e Vantagens
Além dos materiais reciclados, as earthships integram sistemas de captação, filtragem e limpeza da água da chuva, tratamento de águas residuais, produção de frutas e verduras, e autoconsumo energético de energia solar e eólica.
As casas possuem seu próprio jardim de inverno
Conforto e Economia
Essas casas mantêm uma temperatura interior constante entre 22 e 24ºC graças às suas paredes com grande inércia térmica. Também contam com jardins de inverno que fornecem alimentos e um espaço quente.
O sistema de reciclagem de águas recolhe a água da chuva, filtra e reutiliza para rega e para os tanques dos vasos sanitários.
Já conhece nosso canal do YouTube? Inscreva-se!