Após 32 anos, o Aquarium Mar del Plata encerra suas atividades. O anúncio foi feito em suas redes oficiais, por meio de um comunicado.
O encerramento é definitivo, devido à falta de acordo com os proprietários do terreno para renovar o contrato de aluguel. O que irá acontecer com os animais que estão nas instalações.
Aquarium Mar del Plata encerra suas atividades: o comunicado
“Com profundo pesar, anunciamos o fechamento definitivo do Aquarium Mar del Plata, um pilar do turismo e recreação em nossa cidade desde sua inauguração em 1993″, declarou a empresa.

Segundo destacaram, ao longo desses anos, o local desempenhou “um papel fundamental na educação, pesquisa e reabilitação da fauna marinha” e operou no mesmo terreno sob um contrato de aluguel de longo prazo, que expirou em 2022.
O parque, localizado ao lado do Faro de Punta Mogotes, operou no mesmo local desde sua inauguração, sob um contrato de arrendamento de 30 anos que venceu em 2022.
Diante desse cenário de impossibilidade de acordo, o Aquarium Mar del Plata se viu obrigado a “fechar de forma definitiva a partir de 31 de março”.
O futuro dos animais
Um dos aspectos fundamentais do fechamento do Aquarium Mar del Plata é o destino dos animais que fazem parte de suas instalações.
Nesse sentido, o centro pertencente à empresa The Dolphin Company esclareceu seu futuro. “Todos os animais do parque, nascidos sob cuidados humanos, serão realocados em aquários e zoológicos nacionais e internacionais“, foi informado.
Quanto aos golfinhos, houve uma explicação. “Nossos sete golfinhos, juntamente com seus progenitores originários do Caribe, serão transferidos para um oceanário naquela região”, informaram.
Em relação à tartaruga marinha “Jorge”, foi mencionado que ela será liberada em seu habitat natural. “Cumprindo seu ciclo de reabilitação com sucesso“, enfatizaram.
Esse processo busca garantir o bem-estar dos exemplares que, em muitos casos, viveram toda a vida em ambientes controlados e não conseguiriam se adaptar à vida selvagem.
Por outro lado, a empresa lamentou “o encerramento das operações de nosso Centro de Reabilitação da Fauna Marinha”, o que foi qualificado como uma “perda significativa tanto a nível local quanto regional”.
Por fim, expressaram sua gratidão pelo “apoio e confiança”. Em sua despedida, reafirmaram seu compromisso com a conservação da fauna marinha. “Com o compromisso de continuar trabalhando pelo bem-estar da fauna marinha em qualquer ambiente em que nos encontremos”, concluíram.
Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!