Inédito: observaram lobos etíopes se alimentando de néctar de flores

Más leídas

Os lobos etíopes estão em perigo crítico de extinção. Por isso, em um estudo recente sobre o comportamento alimentar da espécie, surpreendeu ao registrar uma interação incomum.

Fotografaram alguns exemplares se alimentando do néctar da planta Kniphofia foliosa.

A pesquisa foi realizada por cientistas do Programa de Conservação do Lobo Etíope (EWCP, em inglês), uma iniciativa conjunta entre a Unidade de Pesquisa para a Conservação da Vida Selvagem (WildCRU) da Universidade de Oxford, a Autoridade de Conservação da Vida Selvagem da Etiópia (EWCA) e Dinkenesh Etiópia.

O comportamento dos lobos etíopes

Durante o estudo, os pesquisadores observaram como alguns lobos visitavam até 30 flores em uma única viagem, com exemplares de diferentes matilhas, aproveitando essa fonte de alimento.

Esse comportamento é particularmente notável. Pode ser uma das primeiras interações documentadas de polinização entre um predador de grande porte e uma planta.

O lobo etíope. (Foto: Adrien Lesaffre).
O lobo etíope. (Foto: Adrien Lesaffre).

De acordo com as conclusões, à medida que os lobos se alimentam do néctar da flor Kniphofia foliosa, seus focinhos ficam cobertos de pólen, o que poderia facilitar a transferência de pólen de uma flor para outra.

Essa interação peculiar destaca o papel potencial dos predadores na polinização, um processo geralmente associado a espécies como abelhas, borboletas e aves.

A doutora Sandra Lai, cientista do EWCP na Universidade de Oxford e autora principal do estudo, enfatizou a importância dessa descoberta. “Essas descobertas evidenciam quão complexo é o ecossistema das terras altas da Etiópia, conhecidas como o ‘Teto da África’, e o quanto ainda há para aprender sobre as interações entre espécies nesse ambiente único e biodiverso”, afirmou.

No entanto, esse ecossistema enfrenta uma séria ameaça devido à perda e fragmentação de seu habitat natural, o que aumenta os desafios para a conservação do lobo etíope, considerado o cão mais raro do mundo.

Já conheces o nosso canal de YouTube? Subscreve!

Últimas noticias

Bateria recarregável inovadora: Não inflamável nem tóxica

Engenheiros da Alsym Energy, com um de seus fundadores sendo Kripa Varanasi do MIT, desenvolveram uma inovadora bateria recarregável...

Noticias relacionadas